A vacina BCG, que oferece importante resposta imunológica robusta contra a tuberculose, entra na fase três de teste no Brasil e em outros três países para ser analisado a eficácia na prevenção contra a covid-19.
O estudo clínico em território brasileiro terá o recrutamento de 3 mil voluntários saudáveis, profissionais da área de saúde que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus, no Rio de Janeiro e em Mato Grosso do Sul. O trabalho será conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O trunfo dessa vacina, segundo os pesquisadores, é que ela pode estimular a resposta inata do sistema imunológico contra diversos patógenos. Há estudos também que mostram índices mais baixos de mortes pela covid-19 por milhão de habitantes em países onde a população recebe a BCG.
A pesquisa é financiada pela Fundação Gates e tem apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o instituto australiano Murdoch Children’s Research Institute. Além do Brasil, está na fase 3 e acontece também na Austrália, Espanha e Reino Unido.