O Paysandu conquistou há 18 anos o seu maior título. O Papão venceu o cruzeiro-MG, no dia 4 de agosto de 2002 por 4 a 3 no tempo normal e nas penalidades derrotou o clube mineiro por 3 a 0 e levantou a taça da Copa dos Campeões do Brasil, no estádio Castelão, em Fortaleza (CE).
A conquista da competição nacional, deu ao Paysandu, o direito de disputar a Taça Libertadores da América, maior competição da América do Sul. Peça importante no elenco bicolor, o ex-meia Velber conversou com a equipe de OLiberal e relembrou o título e tudo que viveu na carreira antes de levantar a maior conquista do futebol paraense.
“Foi um trabalho reconhecido, foi uma benção que Deus nos deu. O título abriu portas e isso me fez eu sair do Paysandu e ir para uns dos melhores clubes do mundo que foi o São Paulo-SP, me projetou para o futebol e essa conquista significa muito na minha carreira”, comentou.
DESCONFIANÇA
Velber era jogador do Remo em 2001 e deixou o clube para jogar em 2002 no Paysandu, porém uma briga judicial entre as agremiações impediu que ele realizasse a estreia pela Papão, mas após uma liminar, Velber estreou contra o próprio Remo, no Baenão, com direito a chuva de moedas e escolta policial.
“A Copa dos Campeões foi a ‘cereja do bolo’, deixei o Remo, mas fui recebido no Baenão com moedas e gritos de ‘mercenário’ por parte da torcida. Eu tinha que provar que a minha ida para o Paysandu seria o melhor para a minha carreira e esse dia ficou marcado, pois quando fui campeão dos campeões lembrei imediatamente da minha estreia pelo Paysandu, das dificuldades em entrar no Baenão, com vários policiais me escoltando e depois chegar a Belém com um título nacional foi emocionante. Ainda juntei as moedas que me jogaram e saí com R$30 no bolso”, comentou sorrindo.
CONFIRA OS GOLS DA GRANDE FINAL
CAMPANHA DO PAYSANDU NA COPA DOS CAMPEÕES – 2002
Primeira fase
Paysandu 1 x 1 Corinthians-SP
Paysandu 0 x 0 Fluminense-RJ
Paysandu 3 x 2 Náutico-PE
Quartas de final
Paysandu 2 x 1 Bahia-BA
Semifinal
Paysandu 3 x 1 Palmeiras-SP
Final
Paysandu 1 x 2 Cruzeiro-MG
Cruzeiro-MG 3 x 4 Paysandu – MG – Pênaltis: CRU 0 x 3 PAY