Mais de 63 mil pessoas já compareceram a uma agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) para receber os valores do programa estadual extraordinário “Renda Pará”, criado como um incremento para cerca de um milhão de famílias paraenses beneficiárias do Bolsa Família, do Governo Federal. No site do Banpará e também no da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda é possível conferir o calendário de pagamento, montado de acordo com o mês do nascimento dos que têm direito à cota única de R$ 100.
De acordo com o titular da Seaster, Inocêncio Gasparim, o objetivo do programa, regulamentado por meio de lei estadual, é contribuir e amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19.
De acordo com o cronograma, os pagamentos, que iniciaram no dia 20 deste mês serão feitos até 19 de dezembro. “É, até então, a maior iniciativa nesse sentido já realizada nessa gestão, que fará com que um milhão de famílias possam ter um final de ano mais feliz. As pessoas que encontrarem problemas com o cadastro poderão se dirigir à agência mais próxima de sua casa a partir do dia 28 do mês que vem. Nesta data, aqueles que tiveram dificuldades em receber o benefício dentro da data programada, receberão atendimento prioritário”, detalha.
Já a secretária de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Hana Gassan, reforça a importância do apoio logístico do Banpará na execução do Renda Pará. “O Governo do Estado quer garantir a segurança dos beneficiários, por isso, é preciso primeiro fazer uma consulta nos sites para ver os dias informados, e assim evitar aglomerações”, destaca.
AJUDA
A doméstica Maria da Glória Figueiredo, moradora do distrito de Outeiro, na Grande Belém, deve receber os R$ 100 nos próximos dias. “Em casa vai servir para garantir o alimento do mês, já que não tenho trabalho fixo e vou fazendo o que posso para conseguir comprar o que é necessário”, relata.
Fonte: Agência Pará