91992091829

NO AR

programa musical

Com NATIVA FM

Regional Pará

Após visitar oeste do Estado, Helder afirma que segunda onda da covid-19 chegou ao Pará

Publicada em 22/01/21 às 08:30h - 138 visualizações

por Rádio Nativa FM 92.5 Irituia


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Nativa FM 92.5 Irituia)

As cidades da região oeste do Pará estão enfrentando um colapso no sistema de saúde. A segunda onda da covid-19 se replicou a partir do Amazonas e chegou com força às cidades paraenses da região. Algumas estão dependendo de doações para conseguir manter o atendimento aos pacientes infectados.

O governador do Pará, Helder Barbalho, alertou sobre a chegada da segunda onda à região do oeste do Estado nesta quinta-feira (21), e reforçou o pedido para que toda a população do Pará respeite e siga as medidas de segurança, como o distanciamento e o isolamento, para amenizar os danos.

Desde o início da pandemia o Pará já registrou 7.470 óbitos. Mais de 200 mil pessoas já morreram em todo o país. O governo do Pará decretou a mudança de bandeiramento de toda a região do Estado e também na Região Metropolitana de Belém, proibindo festas, shows e funcionamento de bares. 

 “Lamento informar que hoje, no extremo Oeste do Pará, constatamos que a segunda onda de contaminação do Novo Coronavírus chegou na região. É preciso que todos sigam as recomendações sanitárias, usem máscaras e respeitem o distanciamento social”, tuítou Helder.

SITUAÇÃO GRAVE

O colapso do sistema de saúde do Amazonas se estendeu na região da fronteira com o Pará. A cidade de Faro enfrentou um crescimento expressivo do número de infectados o sistema municipal de saúde acabou ficando sem recursos para atender a todos. 

O município conseguiu comprar 30 cilindros de oxigênio por intermediação do Governo do Estado. O governador Helder Barbalho acompanhou a entrega do material e visitou o município para acompanhar a situação nas unidades de saúde e no barco Papa Francisco, que chegou ao local na manhã de quarta-feira (20) para reforçar o atendimento dos pacientes com suspeita de covid-19.

Há alguns dias, o secretário municipal de Saúde de Faro, Thiago Azevedo, chegou a afirmar em entrevista ao jornal El País que a reserva de oxigênio do município chegou a ficar zerada, e que a cidade chegou a ter 37 pacientes internados dividindo 11 balas de oxigênio para que nenhuma vida fosse perdida. Ele também afirmou que o município chegou a pedir remédios emprestados, oxigênio e a depender de doações.

O secretário explicou ao periódico que a proximidade da região com Manaus foi o principal motivo para o avanço da nova variante da doença na região paraense. Distante 380 Km de Manaus (De Belém são mais de 900 Km), a cidade também recebe ajuda dos serviços da capital do Amazonas.

O governador também visitou Terra Santa durante a visita para acompanhar a entrega de cilindros de oxigênio para abastecer o sistema de saúde dos municípios. Helder afirmou que o governo está em contato com as gestões e que disponibilizou estrutura para que a população da região seja atendida.

Fonte: DOL




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

91 99209 -1829

Visitas: 277321
Usuários Online: 661
Copyright (c) 2024 - Rádio Nativa FM 92.5 Irituia
Converse conosco pelo Whatsapp!