Nesta quarta-feira (27) o governo do Pará, juntamente com as prefeituras do estado, editou o decreto para prevenção e avanço do contágio da covid-19, tendo em vista o aumento dos novos números de casos, assim como a nova cepa do vírus, potencialmente mais letal.
O decreto, que deverá ser publicado hoje e tem efeito imediato por 15 dias, proíbe aglomerações com mais de 10 pessoas em locais públicos; praias, balneários e igarapés serão fechados nos finais de semana e feriados; no carnaval serão cancelados os pontos facultativos de segunda e quarta na administração pública.
O governo também alterou o bandeiramento do estado para Laranja – uma acima do nível de gravidade anterior –, com exceção da calha norte da região, que continuará com a bandeira vermelha.
Confira outras medidas que estão em vigor:
- Eventos e reuniões para no máximo 50 pessoas, atendendo aos protocolos de segurança
- Restaurantes poderão funcionar com lotação de 50%;
- Consumo de bebidas alcoólicas só até as 22h, sendo que estabelecimentos podem permanecer abertos até 24h;
- Os clubes devem restringir as atividades esportivas coletivas;
- Estão suspensas as aberturas dos canteiros de obras, supermercados, comércio em horários distintos do estabelecido, assim como encerramento do expediente, para diminuir a lotação do transporte público;
- Aulas nas escolas públicas seguem suspensas;
- Escolas privadas permanecerão abertas, prestigiando sistema remoto, escalonamento e rodízio de alunos em dias e turnos;
- Academias e salões de beleza somente com hora marcada, mas academias sem aulas coletivas;
Fonte: DOL