Desde que o Pará começou a Campanha de Vacinação contra a covid-19, no último dia 19, até a noite desta quinta-feira (4), o estado do Pará já havia distribuído a primeira dose do iminizante para um total de 66.025 pessoas. Entre elas estão 63.310 profissionais de saúde, 2.134 indígenas e 581 idosos que vivem em instituições. Destes, o percentual atingido foi de 109%.
Ainda segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), a vacinação ainda está vigente para aplicação da primeira dose aos profissionais de saúde de linha de frente de combate ao novo coronavírus (Síndrome Respiratória Aguda Grave - Sars-Cov-2). “Contamos com quantitativo suficiente para a segunda dose”, diz a Secretaria.
Ela destaca que as segundas doses da Coronavac serão aplicadas após 21 a 28 dias da primeira dose. Já as segundas doses da Oxford são aplicadas 12 semanas após a primeira. “A Sespa orienta e o cumprimento desse prazo junto aos municípios é feito por meio das regionais de saúde da Sespa”.
A Sespa informa ainda que nesta semana será enviada a segunda remessa de vacinas ao Pará pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde. Até o momento, o Pará, que conta com 8,7 milhões de habitantes, já recebeu o total de 251,44 mil vacinas tanto da Coronavac, do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, quanto da Oxford, AstraZeneca/Universidade de Oxford em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Do total de 251,44 mil vacinas, no Pará, 222,24 mil são da Coronavac e 29,2 mil da Oxford. Elas começaram a chegar no Estado desde 18 de janeiro deste ano. O estado já recebeu três lotes, sendo dois deles da Coronavac, com 173,24 mil e 49 mil doses, e um da Oxford, com 29,2 mil vacinas, repassadas pelo Ministério da Saúde ao Governo do Estado.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, autorizou, no último dia 17, o uso de ambas as vacinas como emergenciais em todo o Brasil.
Fonte: Cleide Magalhães/OLiberal