O Remo viaja neste domingo (11) para Pernambuco-PE, onde vai treinar no Centro de Treinamento do Retrô-PE e segue de ônibus para Maceió (AL), onde enfrenta o CSA-AL, pela segunda fase da Copa do Brasil. A partida está marcada para terça (13), às 21h30, no Estádio Rei Pelé e vale muito mais do que passar de fase, vale dinheiro, mais precisamente R$1.7 milhão, que fará toda a diferença ao Remo nesse momento de pandemia e sem uma das suas principais fontes de renda que é a bilheteria.
A equipe paraense é uma das mais tradicionais na competição nacional, esteve em 30 das 33 edições do torneio mais democrático do Brasil. Pela frente o Remo terá o Azulão alagoano, clube que está disputando três competições neste início de ano e será um dos adversários do próprio Remo na Série B e pensando no Brasileirão é que a cota da Copa do Brasil se torna mais importante, já que o Remo terá uma folha salarial alta.
MELHOR CAMPANHA
O Leão possui tradição na Copa do Brasil. O Remo é o clube paraense de melhor campanha na competição na temporada de 1991. Os azulinos chegaram na semifinal (quarta fase) e foram eliminados pelo Criciúma-SC, do técnico Felipão, campeão mundial em 2002 pela Seleção Brasileira. O Tigre catarinense terminou a Copa do Brasil de 91 com o título.
A ÚLTIMA VEZ
Em 30 participações o Remo passou cinco vezes à terceira fase, nos anos de 1990, 1991, 2000, 2001 e 2003. A última vez em que o Leão esteve na terceira fase foi eliminado pelo Flamengo-RJ, após duas partidas. Na primeira, no Estádio do Maracanã =, no Rio de Janeiro (RJ), o clube carioca venceu pelo placar de 4 a 0 e trouxe uma ampla vantagem a Belém. No Mangueirão o Flamengo voltou a vencer o Remo, dessa vez por 3 a 2 e passou adiante na competição.
PROBLEMAS
O técnico do Remo, Paulo Bonamigo, tenta ajustar o sistema defensivo para o jogo contra o CSA. O Remo tomou sete gols em cinco rodadas do Campeonato Paraense e possui uma das piores defesas do estadual, perdendo apenas para o Gavião que levou dez gols. A torcida questiona demais a defesa, que foi criticada pelo próprio meia Felipe Gedoz.
Além do sistema defensivo, o departamento médico do Leão tenta recuperar o atacante Lucas Tocantins para a partida. O jogador marcou dos gols em duas partidas com a camisa azulina foi um dos destaques na vitória no clássico Re-Pa , sofreu uma contusão no pé direito e é dúvida. Caso Tocantins não tenha condições de jogar, o atacante da base Wallace deve ser o seu substituto.
CSA
O adversário remista tenta a classificação a para o mata-mata da Copa do Nordeste, lidera o Campeonato Alagoano e disputa a vaga na terceira fase na Copa do Brasil. O ataque do Azulão tem como destaque o paulista Dellatorre, que marcou nove gols em 11 partidas nesta temporada. Além de Dellatorre o CSA possui jogadores com rodagem, como o zagueiro Lucão, ex-São Paulo, o meia Bruno Mota, ex-Náutico e Athletico Paranaense, além dos atacantes Aylon, ex-Paysandu e que foi campeão da Série B pela Chapecoense na última temporada e também Rodrigo Pimpão, ex-Vasco e Botafogo.
RETROSPECTO
Na história Remo x CSA se enfrentaram cinco vezes, com o time alagoano tendo um melhor retrospecto. Foram três vitórias do Azulão, uma do Remo e um empate. O último jogo entre os clubes ocorreu na Série C de 2017, em Maceió (AL), com vitória do CSA por 2 a 0.
CONFIRA TODAS AS PARTICIPAÇÕES DO REMO NA COPA DO BRASIL
1990 – Terceira fase – Eliminado pelo Náutico-PE
1991 – Semifinal (quarta fase) – Eliminado pelo Criciúma-SC
1992 – Segunda fase – Eliminado pelo Palmeiras-SP
1993 – Segunda fase – Eliminado pelo Vasco da Gama-RJ
1994 – Segunda fase – Eliminado pelo Atlético-MG
1995 – Segunda fase – Eliminado pelo São Paulo-SP
1996 – Segunda fase – Eliminado pelo Corinthians-SP
1997 – Segunda fase – Eliminado pelo Atlético-MG
1998 – Primeira fase – Eliminado pela Portuguesa-SP
1999 – Primeira fase – Eliminado pelo Guarani-SP
2000 – Terceira fase – Eliminado pelo América-RN
2001 – Terceira fase – Eliminado pela Ponte Preta-SP
2002- Primeira fase – Eliminado pelo Náutico-PE
2003 – Terceira fase – Eliminado pelo Flamengo-RJ
2004 – Primeira fase – Eliminado pelo Palmas-TO
2005 – Segunda fase – Eliminado pelo Figueirense-SC
2006 – Segunda fase – Eliminado pelo Brasiliense-DF
2008 – Primeira fase – Eliminado pelo Central-PE
2009 – Segunda fase – Eliminado pelo Flamengo-RJ
2010 – Segunda fase – Eliminado pelo Santos-SP
2012 – Segunda fase – Eliminado pelo Bahia-BA
2013 – Primeira fase – Eliminado pelo Flamengo-RJ
2014 – Primeira fase – Eliminado pelo Internacional-RS
2015 – Primeira fase – Eliminado pelo Athletico Paranaense-PR
2016 – Primeira fase – Eliminado pelo Vasco da Gama-RJ
2017 – Primeira fase – Eliminado pelo Brusque-SC
2018 – Segunda fase – Eliminado pelo Internacional-RS
2019 – Primeira fase – Eliminado pelo Serra-ES
2020 – Segunda fase – Eliminado pelo Brusque-SC
2021 – Atualmente na segunda fase
Fonte: Fábil Will/OLiberal