Os dois casos recentes de suicídio cometidos em um shopping center localizado na avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, motivaram uma discussão na Câmara Municipal de Belém (CMB) sobre a necessidade da adoção de medidas extras de segurança, como a instalação de telas, em áreas internas e externas, com o objetivo de impedir que tragédias como as ocorridas na semana passada se repitam. Ao final da sessão realizada na manhã desta segunda-feira (23), um requerimento nesse sentido foi enviado às administrações dos shoppings da capital paraense.
Idealizado pelo vereador Pablo Farah (PL), o documento aprovado por unanimidade pretende cobrar uma maior atenção dos centros de compras para esse aspecto específico de sua segurança.
“Medidas precisam ser tomadas com o objetivo de inibir esse tipo de ação por parte de pessoas com problemas emocionais, instalando equipamentos de segurança e disponibilizando profissionais para coibir tal ato”, argumentou.
"O Shopping Boulevard precisa estar atento a essa situação porque não é o primeiro caso. Somente esta semana foram dois. Achei louvável o Ministério Público também sinalizar a recomendação de medidas. Podemos colocar telas de proteção para, pelo menos, dificultar a ação de uma pessoa que está passando por um momento difícil, abalada. Enquanto cidadãos a gente tem que se preocupar. Agora, enquanto estabelecimento comercial que gera milhões... acho que eles têm que ter essa preocupação, esse senso de humanidade e não ficar em silêncio, omissos. Que se gaste. Todo investimento feito para salvar vidas é produtivo", pontuou Farah.
O vereador Zeca Pirão (MDB), presidente da Casa, acredita que os vereadores não podem se omitir diante de situações delicadas como essa, especialmente no que diz respeito à saúde mental da população. “Somos os representantes do povo. Não podemos ficar de braços cruzados. Políticas de incentivo à saúde mental precisam ser reforçadas no município. Os shoppings centers também precisam tomar medidas. Por isso, estamos solicitando a adoção de medidas de prevenção, com instalação de telas, tanto nas áreas externas como nas internas destes locais”, ressaltou Zeca Pirão.
Projeto de Lei
O vereador Fábio Souza (PSB), que aguarda a entrada em tramitação na CMB de um projeto de lei de sua autoria que estabelece a obrigatoriedade de instalação de telas de proteção para impedir quedas em áreas de convivência, como shoppings centers e galerias, acredita que o combate à cultura do cancelamento nas redes sociais também pode ajudar a impedir que alguns jovens atentem contra a própria vida.
“A rede mundial julga e condena pessoas, dita comportamentos, e muitas vezes os jovens não conseguem lidar com tudo isso. O trauma de ver uma pessoa se atirando é para o resto da vida, difícil de superar. Peço aos pais que observem os filhos, preservem um bom papo. Infelizmente, essa [o projeto de lei] é uma ação paliativa", comentou.
Caso o PL idealizado por Fábio Souza seja aprovado, a instalação de equipamentos de proteção em áreas de convivência, com objetivo de prevenir acidentes e aumentar a segurança do público frequentador de shoppings centers, galerias, faculdades, escolas e locais de grande circulação de pessoas, com mais de dois andares, passaria a ser obrigatória no município de Belém.
Os próprios estabelecimento comerciais, de lazer ou de educação ficariam responsáveis por definir os locais onde as telas de proteção seriam instaladas, sempre de acordo com a orientação de especialistas em segurança e redução de risco de acidentes. No caso de descumprimento, a PL prevê a cobrança de multas.
DEPRESSÃO NÃO É BRINCADEIRA. PROCURE AJUDA!
Um dos motivos apontados e que tem levado muitas pessoas a cometerem o ato de tirar a própria vida é a depressão, uma doença que tem tratamento e cura. E a forma inicial está em procurar ajuda junto a médicos, psicólogos e instituições como o CVV, Centro de Valorização da Vida que tem por finalidade ajudar a quem precisa. Assim, ligar para o número 188 ou falar através do chat ou mesmo e-mail pode ser de fundamental importância.
Fonte: DOL