Conhecido pelo seu trabalho missionário e, também, pela forte ligação as causas sociais, o Padre Igino Sala, de 88 anos, teve marcante atuação ao longo dos quase 40 anos de atuação na Arquidiocese de Belém. Nesse período ele atuou nas paróquias de São Domingo de Gusmão (1986 a 1992), São Francisco Xavier (1994 a 2011), Santo Antônio de Pádua (2011 a 2014) e São João Paulo II desde fevereiro de 2014.
Devido a idade e saúde, em 2021, o padre retornou para Itália para ficar mais próximo da família, residindo na Parma Casa Mãe dos Missionários Xaverianos, da Congregação. E agora deixa saudades.
Na manhã desta quarta-feira (8), o Padre Igino Sala faleceu na Itália. A informação foi confirmada pela arquidiocese de Belém, por meio de nota oficial. Seu último trabalho pastoral foi na Paróquia São João Paulo II, no bairro do Souza, onde era vigário Paroquial.
Ele nasceu em 14 de fevereiro de 1934, na aldeia de Albegno, situada no município de Treviolo – província de Bérgamo – Itália.
Igino foi ordenado padre no dia 15 de dezembro de 1961. Ele pertencia a Congregação Pia Sociedade São Francisco Xavier para as Missões Estrangeiras, os padres xaverianos. O velório e sepultamento serão na sua cidade Natal, em Albegno – Itália.
Na nota, a Arquidiocese de Belém informou: "A igreja de Belém, enlutada, pede a todos, orações em sufrágio de sua alma e roga a Deus que traga conforto aos familiares, amigos, neste momento de dor e tristeza", lamentou.
Muitos fiéis lamentaram a morte do padre. "Descanso eterno Padre Gino e minhas orações", "Descanse em paz padre Gino, e interceda por nós junto a Jesus aí dos altos céus", "Que notícia triste , Padre Gino partiu foi morar com Deus,assisti missas linda na paróquia São Francisco Xavier na Mauriti", entre outros.
Fonte: Magno Fernandes/DOL