O caso do desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, que chamou a atenção do mundo, terminou de forma trágica: a mulher de Phillips, Alessandra Sampaio, confirmou ao jornalista André Trigueiro, da TV Globo, que os corpos da dupla foram encontrados na manhã desta segunda-feira (13), na região do Vale do Javari, no Amazonas.
A informação ainda não foi confirmada pela Polícia Federal, que está a frente das buscas. Durante o final de semana, policiais encontraram sangue e um estômago nos locais em que estão sendo feitas as diligências, em Atalaia do Norte, no oeste do Amazonas. No domingo (12), uma mochila com pertences de Dom e Bruno foi achada amarrada em uma região de igapó.
Segundo Alessandra, em conversa com o jornalista da TV Globo, a PF teria confirmado a localização de dois corpos, mas disse que eles ainda precisavam ser periciados. A Embaixada Britânica, inclusive, já teria comunicado aos irmãos de Dom Phillips que eram os corpos do jornalista e do indigenista.
BUSCAS
Os dois estavam desaparecidos desde a manhã do dia 5 de junho. Uma força-tarefa foi montada para procurar pelo jornalista e pelo indigenista, que sumiram após fazer um trajeto de barco que levaria cerca de duas horas, entre a comunidade ribeirinha de São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte.
Pessoas suspeitas de envolvimento no sumiço do jornalista e do indigenista foram presas, como Amarildo Costa de Oliveira, conhecido como "Pelado". Ele tinha histórico de ameaças a indígenas da região do Vale do Javari e chegou a ser investigado e denunciado pela dupla desaparecida.
Sangue foi encontrado em uma embarcação de sua propriedade, assim como os objetos pessoais de Dom e Bruno foram localizados próximos da casa de Amarildo.
Equipes da Marinha, Exército e Força Nacional foram enviadas à Atalaia do Norte para auxiliarem nas buscas. O Governo do Amazonas também enviou policiais civis e militares, além de mergulhadores do Corpo de Bombeiros.
As buscas contam, ainda, com o apoio de voluntários e indígenas da região. A força-tarefa contou com o apoio de embarcações e aeronaves nas buscas.
Fonte: Adams Mercês/DOL