A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) recebeu, em sessão pública, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Pará (MPPA), César Mattar Jr,. na manhã desta terça-feira (14), para apresentação do relatório anual das atividades da instituição aos deputados. Entre os meses de abril de 2021 e março de 2022, o MPPA investiu em ações de combate à pandemia da Covid-19. Em 2021 foram distribuídas mais de cinco mil unidades de máscaras descartáveis para todas as regiões administrativas, além de face shields, álcool em gel e realizadas ações de sanitização em vários prédios do MPPA.
A Procuradoria-Geral também realizou diversas ações na área de Recursos Humanos no que diz respeito às questões quantitativas e qualitativas, como as progressões funcionais por antiguidade e merecimento dos servidores do órgão, atingindo mais de 700 servidores que foram reclassificados nos diversos cargos da carreira do Ministério Público.
Em 2021, foram iniciadas também as tratativas para a realização de concurso público para membros e servidores. No início de 2022, houve a contratação das duas empresas para a realização dos certames. Serão 65 para cargos de promotores de justiça e 74 para servidores mais cadastro de reserva. A previsão é de que os editais sejam divulgados ainda no 1º semestre de 2022.
O presidente da Alepa, deputado Francisco Melo, o “Chicão” (MDB), presidiu os trabalhos e destacou que é necessário o MPPA ir à Casa de Leis apresentar o relatório. “O que a instituição faz aqui é uma prestação de contas dos seus relatórios anuais e do planejamento. O Dr. César mencionou as principais atividades do MPPA, como os investimentos nas sedes que foram construídas e reformadas. A administração atual é pacífica. É importante que todos tenham a clareza de que os órgãos possam desempenhar suas funções, sempre respeitando a atividade do outro, essa é mensagem que o procurador-geral de justiça deixa para nós”, avaliou o chefe do Legislativo.
“Agradeço a oportunidade que a Alepa dá ao MPPA. Temos o compromisso institucional de oferecer satisfação sobre o compromisso que há com o Pará. Deixo um pedido a vocês que são os ouvidos do nosso estado. Ao abraçar a causa pública, temos o objetivo de acertar, mas nem sempre o caminho que buscamos é pleno de acerto. As portas do MPPA estão abertas para a Alepa fiscalizar nossas ações. Nosso interesse é o do povo”, destacou o procurador.
Fonte: Carol Menezes/DOL