Três casos suspeitos de síndrome de Haff estão sendo investigados no município de Santarém, oeste do Pará. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) na noite desta terça-feira (28). Ainda de acordo com a Sespa, o Pará tem 8 casos suspeitos da doença. Desses, 3 são em Santarém, 3 em Óbidos, incluindo 1 óbito em investigação, 1 em Monte Alegre e 1 em Terra Santa.
Em Monte Alegre, um homem, de 35 anos, passou mal após ter consumido peixe da espécie Pacu. Ele foi encaminhado para o Hospital Municipal de Santarém, na segunda-feira (27), onde recebe tratamento como um caso suspeito da doença.
Já no município de Óbidos, os três casos suspeitos da doença foram notificados na sexta-feira (24). Os três pacientes são da mesma família, sendo pai, mãe e filha. A esposa e o esposo, que possuía comorbidades, foram transferidos para atendimento em Santarém. O homem não resistiu e evolui a óbito na última sexta-feira (24). A esposa recebeu alta médica e retornou para Óbidos, onde segue sendo monitorada.
Fonte: Ândria Almeida/OLiberal