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Cesta básica da Região Norte ficou em R$ 833,64 no primeiro semestre de 2022

Publicada em 16/08/22 às 08:44h - 46 visualizações

por Rádio Nativa FM 92.5 Irituia


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 (Foto: Rádio Nativa FM 92.5 Irituia)

A cesta básica da Região Norte fechou o primeiro semestre de 2022 custando, em média, R$ 833,64, considerando 35 produtos, a grande maioria alimentos, e alguns itens de higiene e limpeza, conforme levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado em 11 deste mês de agosto.

O presidente da Associação Paraense de Supermercados do Pará (Aspas), Jorge Portugal, apontou o custo do frete como um dos fatores de alta dos produtos da cesta básica paraense. Ele também comentou que mais de 80% dos itens de maior consumo da cesta são importados de outras regiões sobretudo do sudeste e até do nordeste brasileiro. Portugal afirmou, no entanto, que tem ótima projeção para o segundo semestre de 2022.

"A nossa perspectiva é de redução dos preços da cesta básica por causa da deflação, que já se observa neste mês de agosto, da redução de insumos caros como preço do combustível e da energia elétrica, e mesmo de alguns produtos, como a soja, óleo de soja, arroz e feijão", observou.

Na Região Norte, de acordo com a Abras, a alta da cesta básica no primeiro semestre de 2022, ficou em 8,38%; no acumulado de doze meses, 12%; até o último mês de junho. Na comparação entre os meses de maio (R$ 831,44) e junho (R$ 833,64), a variação foi positiva, na ordem de 0,26%.

No comparativo das cestas regionais, o monitoramento dos preços dos itens de largo consumo, segundo a Abras, esteve assim na Região Sul: R$ 878,74 (+13,69% no semestre e +21,35% em doze meses); Região Sudeste: R$ 755,82 (+11,90% no semestre e + 18,98 em doze meses); Região Centro-Oeste: R$ 703,06 (+9,42% no semestre e +14,98% em doze meses); e Região Nordeste: R$ 691,63 (+7,63% no semestre e + 16,10% em doze meses).

A Abras apontou, ainda, as altas mais expressivas e que tiveram maior impacto na cesta, entre os meses de maio e junho: leite longa vida (+10,72%), feijão (+9,74%), farinha de trigo (+3,00%), sabonete (+2,64%), sabão em pó (+2,51%).

 

Comparação das Maiores Altas entre Junho e Maio de 2022

                                                              ACUMULADO

PRODUTO                         JUNHO   X   MAIO           NO ANO     /   EM 12 MESES

 

LEITE LONGA VIDA                      10,72%                   41,77%             40,68%

 

FEIJÃO                                          9,74%                     40,97%             31,71%

 

FARINHA DE TRIGO                     3,00%                     24,63%             35,39%

 

SABONETE                                   2,64%                     15,62%             32,72%

 

SABÃO EM PÓ                             2,51%                      13,40%             26,94%

 

 

 

Comparação das Maiores Quedas entre Junho e Maio de 2022

                                                             ACUMULADO

PRODUTO                    JUNHO     X    MAIO          NO ANO         /     EM 12 MESES

 

CEBOLA                                    -7,06%                      48,13%                    47,24%

 

 

BATATA                                      -3,47%                      55,81%                    74,16%

 

TOMATE                                    -2,70%                      10,52%                     72,77%

 

CARNE DIANTEIRO                 -1,48%                       3,29%                         0,43%

 

ARROZ                                      -0,76%                       1,81%                       -12,10%

 

O índice Abrasmercado foi elaborado, por meio de parceria entre a Abras e a GfK (empresa de estudos de mercados e consumidores). O levantamento acompanha as oscilações de preços e gastos familiares em lojas de supermercados, assim como os motivos destas variações; principais tendências e, ainda, consolida uma cesta de produtos de consumo, de modo a quantificar o gasto familiar mensal na aquisição desta cesta. A amostra da pesquisa contempla todas as regiões do país e compreende 325 unidades supermercadistas.

Fonte: OLiberal




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