Mais um edital de chamamento aos municípios para adesão ao Programa Médicos pelo Brasil acaba de ser lançado pelo Ministério da Saúde. Os gestores que têm interesse nas vagas e têm até quinta-feira (15/09) para confirmar o interesse e concluir o processo. Na relação divulgada pelo MS, estão presentes 55 municípios do Pará.
Foram ofertadas 2.069 vagas em 1.357 municípios de todos os estados do País, sendo priorizados aqueles com maior vulnerabilidade e baixa quantidade de médicos, conforme estabelecido pela Portaria GM/MS nº 3.352, publicada em 2 de dezembro de 2021.
A possibilidade de adesão ao Médicos pelo Brasil observa o quantitativo máximo de vagas destinadas a municípios elegíveis e a desocupação decorrente do encerramento das atividades do Mais Médicos nessas mesmas localidades.
Acesso
Todo o processo de participação do programa é online e feito por meio do e-Gestor. Para isso, tem que se "acessar o e-Gestor com seu login e senha, e clicar no módulo “Gerencia APS- Adesões”, e na opção “Adesão APS”; clicar no botão “Nova Solicitação” e selecionar a estratégia “Médicos pelo Brasil – Adesão 2022.3”; inserir o quantitativo de vagas de interesse, respeitando o teto de vagas elegíveis e disponibilizadas para os municípios; inserir o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do representante legal do município, ler e aceitar o "Termo de Adesão e Compromisso dos Municípios ao Programa Médicos pelo Brasil" (Anexo II); finalizar a adesão e a confirmação do quantitativo de vagas após o aceite do Termo de Adesão e Compromisso.
Conforme o cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde, o resultado será publicado no dia 19 de setembro, no site da APS e no portal do Ministério da Saúde. Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o gestor pode ligar gratuitamente para o 136 (opção "8" / opção "0").
Confiras os 55 municípios elegíveis para manifestar interesse e aderir ao
Médicos pelo Brasil:
* Acará
* Alenquer
* Almeriim
* Ananindeua
* Aurora do Pará
* Aveiro
* Bagre
* Baião
* Belém
* Belterra
* Benevides
* Bonito
* Bragança
* Bujaru
* Cametá
* Castanhal
* Chaves
* Conceição do Araguaia
* Cumaru do Norte
* Curionópolis
* Garrafão do Norte
* Goianésia do Pará
* Gurupá
* Igarapé-Açu
* Igarapé-Miri
* IRITUIA
* Itaituba
* Itupiranga
* Jacundá
* Marapanim
* Mojuí dos Campos
* Muaná
* Nova Esperança do Piriá
* Nova Timboteua
* Óbidos
* Oeiras do Pará
* Ourém
* Palestina do Pará
* Parauapebas
* Peixe-Boi
* Ponta de Pedras
* Portel
* Porto de Moz
* Primavera
* Rio Maria
* Santa Maria das Barreiras
* Santana do Araguaia
* Santarém
* São Félix do Xingu
* São Sebastião da Boa Vista
* Soure
* Tomé-Açu
* Tucumã
* Vigia
* Viseu
Fonte: OLiberal