A menos de três semanas da grande procissão do Círio de Nazaré, após dois anos do evento suspenso por causa da pandemia de Covid-19, o setor de hotelaria já comemora a movimentação na procura por reservas.
Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Pará (SHRBS), mais de 90% das vagas dos estabelecimentos de hospedagem já estão ocupadas e sem disponibilidade para novas reservas de empreendimentos no centro de Belém.
O assessor jurídico do SHRBS, Fernando Soares, conta que as expectativas para esse ano são as melhores possíveis, levando em consideração os dois anos anteriores, nos quais a festividade foi adaptada. “Nossa expectativa é que as hospedagens alcancem, pelo menos, o dobro do que tivemos em 2021. Estimativas do Dieese/PA apontam que vamos ter entre 800 mil e um milhão de pessoas em Belém durante esse período, o que é muito bom tanto para o setor de hospedagem, quanto para a alimentação fora do lar”, disse.
ALTERNATIVAS
Com relação às reservas, não somente em hotéis, mas também em outros estabelecimentos de hospedagens, como hostels e pensões, já estão com quase 100% dos quartos reservados. “A notícia que temos dos nossos associados é que 96% do número de vagas estão com as reservas garantidas, e que não existem mais vagas para ficar hospedado no centro de Belém. A gente acredita que no final de semana do Círio, vamos bater os 100% de ocupação”, projetou Fernando Soares.
O assessor jurídico destacou que grande parte das hospedagens confirmadas corresponde a pacotes vendidos nos dois últimos anos. “Os pacotes de 2020 e 2021, vão ser utilizados somente agora em 2022. Então, a rede de hospedagem da capital, que tinha recebido valores para esses dois últimos anos, fez alguns ajustes e renegociação para que as pessoas pudessem utilizar os pacotes adquiridos neste ano de retorno do Círio.”
O porta-voz conta que, mesmo com a dificuldade de conseguir vagas nos estabelecimentos prioritários de busca, há outras opções para se hospedar durante a quadra nazarena. “Quando esses tipos de hospedagens mais formais esgotam, outros como motéis que tradicionalmente vem tendo um grande movimento e, por serem hospedagens por hora, é possível ter uma disponibilidade maior de leitos. Então, mesmo que você não consiga uma coisa formal, vai ter onde se hospedar com certeza”, garantiu.
Na semana passada, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, apresentou demais números sobre o turismo no Círio de Nazaré como, por exemplo, a quantidade de turistas de fora do Pará, os estados de procedência dos visitantes, o tempo de permanência em território após evento, meios de hospedagem escolhidos, entre outros.
Fonte: Wesley Costa/DOL