O forte temporal que atingiu a região nordeste do Pará na tarde do último domingo (18), deixou duas cidades no escuro. Uma torre de transmissão de energia elétrica desabou em meio ao vendaval, o que provocou a suspensão total do fornecimento nos municípios de Moju e Tailândia.
A situação foi tão grave que a Prefeitura de Municipal de Moju Decretou Situação de Emergência Publica em todo território do município. Desde então equipes da Equatorial Pará se deslocaram aos municípios e deram início a uma sequência de ações para normalizar o fornecimento da energia.
Em nota enviada ao DOL, a concessionária informou que manobras na rede elétrica foram realizadas na manhã de segunda-feira (19), restabelecendo parcialmente do serviço para os clientes nas zonas rurais e que na terça-feira (20), as equipes iniciaram o trabalho de montagem de uma torre de transmissão de energia elétrica emergencial em Moju.
No final da tarde de hoje, a Equatorial Pará através de nota enviada ao DOL, informou que o fornecimento de energia elétrica nos municípios de Moju e Tailândia, foi completamente normalizado às 17h40.
Segundo a companhia, a Linha de Transmissão foi substituída com uma logística de alto grau de complexidade que, pelos estudos de engenharia, levaria uma semana para ser realizada, mas a distribuidora realizou em três dias. A operação contou com barcos, balsas, veículos de grande porte, diversos parceiros e mais de 80 profissionais estavam envolvidos trabalhando incansavelmente, inclusive durante as madrugadas, para que o serviço fosse restabelecido no menor tempo possível.
Além de todos os esforços para a substituição da torre avariada, houve a contratação de geradores para garantir que os serviços essenciais fossem mantidos.
A Equatorial Pará ainda lamentou os transtornos sentidos pelos moradores após a forte ventania do último domingo, 18, e agradeceu ao Governo do Estado, à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, à Policia Militar, Marinha do Brasil e as prefeituras de Moju e Tailândia pelo imprescindível apoio durante a realização das ações de normalização do fornecimento de energia elétrica nos municípios.
Fonte: DOL