Faltando apenas seis dias para as eleições gerais de 2022, o candidato à reeleição pelo Governo do Pará, Helder Barbalho (MDB) confirma seu favoritismo e pode vencer já no primeiro turno. Considerando apenas os votos válidos - aquele conferido a um candidato, ou seja, excluindo os votos brancos e nulos, e que são contabilizados para o resultado final da eleição pelo Tribunal Superior Eleitoral – o candidato à reeleição teria 83,6% das intenções de voto, contra 16,4% da soma dos demais candidatos. Zequinha Marinho aparece em segundo lugar com 12,5% e os demais candidatos teriam 4,2% dos votos somados. Em agosto Helder registrou 82,4% contra 17,6% dos demais candidatos, confirmando a tendência de crescimento nas últimas semanas.
Os resultados são da segunda pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Acertar, encomendada pelo DIÁRIO DO PARÁ. Os dados foram apurados entre os dias 20 e 23 de setembro. O Instituto Acertar realizou 1.200 entrevistas em 40 municípios e a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número PA-08118/2022. A margem de erro é de 3% sobre os resultados gerais com intervalo de confiança de 95%.
Na pergunta estimulada, quando é apresentado um cartão circular contendo o nome de todos os candidatos ao governo estadual, se as eleições fossem hoje, Helder ficaria em primeiro lugar com 72,8% das citações, seguido por Zequinha Marinho que obteve 10,9%, uma diferença de 61,9% do primeiro para o segundo concorrente.
Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3,0%, Helder poderá ter no máximo 75,8% e no mínimo 69,8% das intenções de votos, enquanto Zequinha Marinho, o segundo colocado, poderá ter no máximo 13,9% e no mínimo 7,9% das intenções de voto. Quando é feita a comparação entre a pesquisa anterior do mesmo Instituto Acertar, realizada entre os dias 26 e 29 de agosto, o candidato Helder Barbalho cresceu 3,9 pontos percentuais. Zequinha Marinho e os demais candidatos permaneceram com índice estáveis.
Na intenção de voto espontânea, sem que sejam apresentados nomes dos candidatos aos entrevistados, Helder Barbalho subiu 13,2 pontos percentuais em relação a agosto, registrando hoje 57,1% (43,9% em agosto) das indicações. O segundo nome citado foi o de Zequinha Marinho que oscilou positivamente 2,7 pontos percentuais em relação ao levantamento de agosto, quando tinha 3,5% das intenções espontâneas e agora registrou 6,2%. Os indecisos somaram 31,8% (47,3% em agosto) e o mesmo percentual (3,8%) de pessoas que afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto. O Instituto Acertar testou, nesta nova pesquisa, a hipótese de um segundo turno entre os candidatos Helder Barbalho e Zequinha Marinho: o candidato à reeleição venceria com 76,5% da preferência dos eleitores, contra 16,0% do segundo colocado – diferença de 60,5%.
Fonte: Luiza Mello/DOL