Desde maio deste ano que soltar fogos de artifício com estampido está proibido, por lei, no Pará. A medida entrou em vigor junto com o Código Estadual de Proteção aos Animais. Quando estes dispositivos explodem causam um barulho que assusta e incomoda animais, idosos e autistas. Ao mesmo tempo, a legislação acaba estimulando a prevenção de acidentes.
Nesta quinta-feira (24), durante o jogo entre Brasil e Sérvia pela Copa do Mundo, moradores do município de Afuá, no arquipélago do Marajó, soltaram fogos de artifício para comemorar os gols e a estreia com vitória da seleção brasileira no Mundial. O resultado foi que a festa por lá resultou em um grande incêndio que destruiu Centro Folclórico Lagostão, um dos mais importantes espaços de cultura na cidade. A estrutura, feita com bambu e palha, foi atingida pelos estilhaços dos fogos de artifício e rapidamente o centro foi tomado pelas chamas.
Veja:
A prefeitura de Afuá divulgou nota em que informa que vai trabalhar para reconstruir o centro folclórico.
A secretaria Municipal de Educação cancelou na escola Raimunda Baraúna, que fica ao lado do Centro, nesta sexta-feira (25). A medida é para garantir a segurança dos alunos, professores e demais funcionários.
Fonte: Agência Pará/DOL