91992091829

NO AR

Na Onda da Nativa

Com Top Dj Boca

Regional Pará

Com mais de 48 mil postos de trabalho, Pará mantém saldo positivo na geração de empregos

Publicada em 30/11/22 às 08:29h - 56 visualizações

por Rádio Nativa FM 92.5 Irituia


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Nativa FM 92.5 Irituia)

O novo estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), na tarde desta terça-feira (29), reforça a manutenção dos empregos entre os meses de janeiro e outubro deste ano e ainda aponta liderança do Estado do Pará em relação aos demais estados da Região Norte.

Segundo o Dieese, no mês de outubro foram feitas, em todo o Pará, 34.688 admissões, contra 33.220 desligamentos, o que gerou um saldo positivo de 1.468 postos de trabalhos. Ainda segundo o Departamento, todos os setores econômicos do estado apresentaram saldos positivos de empregos formais, com destaque para o setor serviços com a geração de 21.570 postos de trabalhos, seguido do setor da construção com a geração de 9.559 postos de trabalhos; Comércio com a geração de 7.547 postos de trabalhos; Indústria em geral com a geração de 5.195 postos de trabalhos e a Agropecuária com a geração de 4.958 postos de

trabalhos.

"O Pará vem em uma sequência de dados positivos de emprego, há uma trajetória de crescimento. É importante sinalizar que alguns setores chegaram até a apresentar queda, mas mesmo assim mantivemos a trajetória de crescimento,e mantivemos ao longo do ano liderança na região Norte. A expectativa é que possamos fechar este ano gerando mais empregos e contabilizando cerca de 50 mil postos de trabalho", destaca o técnico do DIEESE, Everson Costa.

O Dieese ainda destaca a flutuação do emprego formal dos estados nortistas nos últimos 12 meses (Nov/2021-Out/2022), que demonstra o Pará líder da empregabilidade com 47.727 postos de trabalhos, seguido do estado do Amazonas com a geração de 39.558 postos de trabalhos; Rondônia com 17.257 postos de trabalhos; Tocantins com a geração de 15.510

postos de trabalhos e Acre 8.330 postos de trabalhos.

No balanço do ranking nacional deste ano (Jan-Out) o Pará obteve a décima terceira posição do país, como estado que mais gerou empregos formais.  O titular da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Inocencio Gasparim, acredita que a manutenção da agenda de obras, a injeção de recursos na economia por meio do comércio, a antecipação do 13º salário e a proximidade das festas de final de ano indicam movimentação na economia paraense.

"Mesmo com a ausência de recursos por parte do governo federal, o governo estadual seguiu aquecendo a economia, investindo em abertura de vagas e potencializando a qualificação e os programas de transferência de renda. Nós mantemos uma expectativa positiva em relação à empregabilidade no Pará. Com as festas de final de ano, o recebimento do décimo terceiro, a população passa a injetar recursos no comércio, no serviço, o que com certeza, garante a abertura de novas vagas e de novas oportunidades no mercado formal".

 

Os dados atualizados são parte integrante do projeto do Observatório do Trabalho

do Estado do Pará, parceria entre o DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e

Estudos Socioeconômicos e o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de

Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

 

Fonte: Agência Pará/DOL




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

91 99209 -1829

Visitas: 343792
Usuários Online: 60
Copyright (c) 2025 - Rádio Nativa FM 92.5 Irituia
Converse conosco pelo Whatsapp!