Um levantamento da Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio Pará), mostrou que as vendas de final de ano devem crescer 83% este ano, com base na intenção de compras dos consumidores. O número é maior que o mesmo período do ano passado, e está ligado ao fim da pandemia e a diminuição da taxa de desemprego.
Com a eliminação da Seleção Brasileira, para a Seleção da Croácia, na Copa do Mundo de 2022, a expectativa dos lojistas de Belém é que as vendas cresçam ainda mais, já que agora o foco são as festas de final de ano.
“As vendas estavam calmas, a gente notou um crescimento de vendas no período da blackfriday, mas depois pararam. A expectativa é que agora as vendas comecem a aquecer, pois a parte do comércio acabou dando uma freada devido aos jogos, então a expectativa é que as vendas melhorem”, explicou a empreendedora Karine Barreto, ela é proprietária da loja KRNE & B.
As vendas online também devem crescer. A partir da análise de milhões de transações do comércio eletrônico, a ACI Worldwide prevê um aumento de 15% nas transações globais do setor entre outubro e dezembro de 2022. Como parâmetro, a empresa de softwares de pagamento compara a movimentação realizada no mesmo período do ano anterior. Conclui, ainda, que tais expectativas refletem o bom otimismo do consumidor, apesar das pressões inflacionárias e da limitação de estoque.
É o caso da loja KRNE & B. “Hoje as vendas online representam 50% do número de vendas. Muitos clientes, inclusive, preferem as vendas online, ao invés de se deslocarem para a loja. Nós adotamos o método dos provadores, onde eu mostro a roupa e a pessoa faz a compra pela internet, a gente manda entregar e a compra é fechada. A gente faz live com vendas, liquidação… mostramos toda a mercadoria da loja na internet”, completou a empreendedora Karine Barreto.
Fonte: RomaNews