Na semana do Natal, os corredores do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci (distrito de Belém), receberam diversas apresentações musicais. Elaborada pelo Grupo Técnico de Humanização (GTH), a programação contou com um “Flash Mob de Natal”, em que os próprios funcionários cantaram músicas natalinas, além de apresentação ao som de violino, nas recepções, enfermarias e sala de hemodiálise.
Enquanto aguardava para fazer um exame, Kelly Carneiro, 43 anos, assistiu a uma das atrações. “Nunca havia visto uma apresentação musical dentro de um hospital. Achei bem legal e inovador”, disse Kelly.
Nas enfermarias, o “Flash Mob” fez sucesso entre pacientes e acompanhantes. Para Ana da Trindade, 85 anos, o momento foi tão emocionante que ela pediu para cantarem outras vezes. “Foi tudo lindo. Me emocionei”, afirmou.
Humanização - O Natal no Hospital Abelardo Santos foi realizado com o objetivo de oferecer, principalmente aos pacientes internados, um momento de acolhimento e alegria. “Sabemos que todos queriam estar em suas casas, comemorando a data com a família, mas que por conta do tratamento não conseguirão. Esperamos que com essas apresentações eles sintam o acolhimento por parte do Hospital, e o clima de Natal”, ressaltou o diretor-geral do HRAS, Jean Cleber.
Para Suzane Silva, supervisora de Humanização do HRAS, a música foi o instrumento utilizado para levar mensagens de fé e esperança aos pacientes e funcionários. “Colaboradores voluntários compraram a ideia, e esse foi o resultado. Um momento ímpar, de muita emoção, onde conseguimos surpreender de forma positivs todas as pessoas que circulam pelo HRAS”, disse a profissional.
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é uma unidade de saúde da rede pública estadual, gerenciada pela Organização Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Fonte: Agência Pará