O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Pará está na reta final para o encerramento da coleta domiciliar. Com 72% dos municípios com 100% de setores trabalhados (102 municípios), o órgão estará ativando o serviço 137 em todos os municípios do estado, a partir desta segunda-feira, 16, para que residentes em solo paraense que ainda não foram visitados pelos recenseadores possam notificar o órgão e solicitar o agendamento de sua coleta domiciliar.
O serviço é gratuito e vem sendo ativado sempre que se atinge 100% de setores trabalhados. Vale lembrar que o número não serve para o preenchimento dos questionários, e sim para verificar se o domicílio já foi recenseado ou não e, em caso de domicílios ainda não recenseados, solicitar o agendamento da ida do recenseador ao local. O IBGE também alerta que suas equipes não telefonam para nenhum domicílio. As ligações são recebidas pelas equipes de atendimento do Centro de Apoio do Censo (CAC) e do 0800 721 8181, de segunda a sexta-feira, das 8h e 21h30.
Ao ligar para o 137, o usuário escuta uma mensagem inicial na qual é tornado ciente de que o 137 é um “canal exclusivo para atendimento às pessoas que ainda não foram recenseadas pelo Censo 2022”. O usuário também é orientado a se certificar de que nenhum outro residente em seu domicílio já tenha respondido ao questionário do Censo 2022.
Após essa primeira mensagem, é solicitado que o usuário informe seu endereço. Caso o sistema detecte que o endereço já foi recenseado, essa informação é passada ao usuário e o atendimento é encerrado. Caso o endereço conste como “não recenseado”, é feito o registro para que a área técnica acione um recenseador para ir ao local, em até 30 dias.
Em caso de ser informado um domicílio que já foi recenseado, nenhuma informação sobre o domicílio é fornecida à pessoa que está ligando para o 137. Em caso de domicílio ainda não recenseado, após finalizar o atendimento, o usuário pode retornar a ligação para verificar o andamento, utilizando o número de protocolo para acompanhar sua solicitação. Já em caso de o usuário ligar para comunicar que as informações de seu domicílio foram fornecidas incorretamente, o chamado é direcionado à Superintendência Estadual do IBGE no Pará para que seu acompanhamento e finalização possam ser realizados pela equipe técnica estadual.
Fonte: IBGE/DOL