Com o objetivo de melhorar a infraestrutura dos campi da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no interior do estado, devem ser entregues ao longo de 2023 os novos auditórios nas unidades da instituição nos municípios de Barcarena, Vigia, Igarapé-Açu, Paragominas, Cametá e Salvaterra.
Cada auditório ocupa uma área de 331,43m², com 150 lugares. As edificações são térreas, compostas por auditório, sala de apoio, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência (PcD), área de circulação, área livre e passarela. O projeto foi desenvolvido pela Coordenação de Arquitetura e Engenharia (CAE) da universidade.
“A comunidade aguarda com muita expectativa a entrega, pois entende a importância de um auditório para a formação acadêmica, que permite a realização de eventos científicos e encerrando, assim, nossa dependência de outros espaços para esse fim”, destaca Raimundo Júnior, coordenador do campus em Barcarena, que está com a obra 78,44% concluída, com previsão de entrega para o mês de fevereiro.
O campus de Barcarena iniciou suas atividades em 2000, em parceria com instituições de ensino locais. A partir de 2008 passou a contar com espaço próprio. O município vem, ao longo dos últimos anos, apresentando um crescimento econômico, industrial e populacional, em virtude das grandes empresas instaladas na região. Frente a isso, a Uepa forma profissionais habilitados e qualificados para atender, principalmente, o setor de educação municipal e estadual, além da iniciativa privada. No campus, são ofertados os seguintes cursos: Licenciatura em Química; Licenciatura em Geografia; e em Ciências Naturais – Biologia, Física e Química.
Já no município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, foi concluída a primeira etapa da obra do novo campus, que engloba o bloco de salas de aula e o laboratório. O local terá os cursos de Engenharia de Software, Engenharia de Florestal e Licenciatura em Matemática, já ofertados no Processo Seletivo 2023 da instituição.
Fonte: Agência Pará