Com o objetivo de apoiar a diversificação dos negócios e ampliar a presença do Estado em Paragominas, na região Sudeste, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) realizou nesta quinta-feira (09) extensa agenda de trabalho no município, que incluiu reuniões com o empresariado e representantes do Executivo Municipal, além de visitas a empresas locais.
O gerente de Relações Institucionais da Companhia, Evandro Diniz, e a gerente de Arquitetura, Mayara Figueira, ressaltaram a relevância da participação do Estado no desenvolvimento local, especialmente a partir do projeto do novo Distrito Industrial de Paragominas. O DI já conta com o Projeto Conceitual, elaborado pela Codec, que agora discutirá com representantes locais os próximos passos para a implementação.
O projeto do novo DI está incluso no Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Local, desenvolvido pela Codec em Paragominas a partir da celebração de um acordo de cooperação, que já caminha para as fases de elaboração do Guia do Investidor, discussões para a elaboração de políticas e legislações, incluindo a lei municipal de incentivos, e estudos que resultem em um diagnóstico a respeito da pequena indústria no município.
Visitas técnicas - Na agenda de visitas técnicas às empresas locais, as equipes da Codec e da Prefeitura estiveram na Integral Mix, fábrica de ração que está prestes a ser inaugurada, gerando 120 empregos diretos; Transportes Caliman, que tem como principal cliente a mineradora Norsk Hydro; Coopernorte, cooperativa que atua no ramo de armazenamento e comercializa grãos e insumos, como soja, milho e feijão, e conta com alta capacidade de armazenamento de grãos em silos, já trabalhando em uma expansão para o início de uma agroindústria, e a MB Capital, uma incorporadora que está construindo os primeiros condomínio residencial e shopping do município.
Lucídio Paes, prefeito de Paragominas, recebeu os representantes da Codec e destacou a relevância do crescimento planejado e alinhado aos objetivos do Executivo Estadual. “Essa presença da Codec aqui é fundamental para que possamos avançar. O curioso é que nós já tínhamos iniciado um projeto de planejamento, chamado 'Paragominas 2040', e quando nós fomos no lançamento do “Pará 2050”, do governo do Estado, nós voltamos e renomeamos o nosso projeto para 2050 também, para que pudéssemos caminhar ao lado do que tem sido estabelecido pelo nosso governador. Esse trabalho em conjunto começa com o nosso secretário de Desenvolvimento entrando em contato com a equipe da Codec, que abriu as portas para nós, e não mediu esforços em colaborar com esse trabalho, tanto que está aqui hoje para ajudar a viabilizar o nosso Parque Industrial e visitar as nossas empresas, para que isso possa constar do plano de governo, e para que possamos fortalecer a nossa economia, principalmente no agronegócio”, disse Lucídio Paes.
Ingrid Assunção, da Coopernorte, viu com otimismo a visita do poder público às empresas locais, que considerou fundamental para o futuro do município. “É de grande importância esse movimento da prefeitura e da Codec, de se proporem a conhecer a região e o que temos a oferecer, e o que nos tornamos nos últimos anos, para que possamos atrair mais investidores. Para isso é fundamental que sejam realizadas iniciativas como esta. Esse olhar é fundamental porque Paragominas hoje é um polo em constante crescimento, pujante, por isso a Coopernorte agradece a presença do Governo e espera que possa continuar tendo esse olhar carinhoso para o nosso município”, disse a representante da cooperativa.
Atratividade - Evandro Diniz, gerente de Relações Institucionais da Codec, adiantou que a parceria entre Companhia e prefeitura vem caminhando, para viabilizar novos investimentos. “A Codec tem uma parceria com a prefeitura de Paragominas para fazer deste município um local ainda mais atrativo para o investidor. O interessante é que estamos conhecendo todas as empresas capazes de ampliar os seus investimentos, e já estamos verificando oportunidades de divulgar esse potencial para os investidores do Brasil e do mundo, seja na área da verticalização mineral, do agronegócio, metalmecânica, de serviços especializados e logística”, informou.
“Aqui temos o Distrito Municipal, que é o Polo Moveleiro, mas que hoje já abriga outras indústrias. Existe também a perspectiva para que seja criado um novo Distrito, um trabalho que conta com a colaboração da Codec, apesar de ser municipal. Para nós, do Estado, não importa que o DI seja municipal ou estadual. O importante é que o investidor tenha áreas disponíveis para que possa vir e se instalar”, afirmou Evandro Diniz.
Fonte: Agência Pará