Para quem ficou em Belém, o domingo de Carnaval (19) amanheceu preguiçoso. Com poucos carros circulando pelas principais avenidas do centro da cidade e uma chuva fina que caiu logo cedo, o clima que tomou conta da capital foi o de tranquilidade. Em pontos turísticos normalmente movimentados aos domingos, como o Complexo Feliz Lusitânia e a Praça da República, foi possível aproveitar o passeio sem muita gente em volta.
Em seu posto de trabalho desde as 7h, na Praça Frei Caetano Brandão, a autônoma Raimunda Moreira, ainda não tinha conseguido vender nenhuma água de coco já por volta de 10h. Com a praça vazia, o que restava era aguardar pacientemente que o clima de chuva melhorasse para que os clientes aparecessem. “Está muito fraco mesmo. Com essa chuva fica difícil, mas eu venho trabalhar cedinho porque eu não aguento ficar em casa, tenho que vir trabalhar”.
Além da missa que era celebrada na Igreja da Sé, o único ponto de movimento observado durante a manhã se concentrava entre as muretas do Forte do Presépio. Ainda assim, a quantidade de visitantes era bem tímida.
Em visita a Belém, o bancário Adilson Dantas, 51 anos, se surpreendeu com a pouca movimentação nas ruas. “Viemos conhecer o Forte e achamos muito bonito, uma fortificação muito bem feita mesmo”, considerou, ao contar que vieram da Bahia para conhecer Belém. “Eu não imaginava que no domingo de Carnaval a cidade ia estar tão vazia”.
Já a dona de casa Janete Soares, 35 anos, aproveitou o domingo para revisitar o Forte do Presépio. “A gente sempre vem aqui passear e hoje decidimos vir de novo”, conta, na companhia das filhas Jhenifer, 12 anos, e Juliane, de 3 anos. “Para mim, que prefiro tranquilidade, está ótimo assim, mais calmo. Então, pra mim, está ótimo”.
Sempre lotada aos domingos, a Praça da República também reuniu quem buscou uma programação em Belém no domingo de Carnaval. Apesar disso, o movimento visto ainda estava bem abaixo do normal. No calçadão onde é montada a Feira de Artesanato, os pedestres conseguiam caminhar com folga.
CALMARIA
Movimento foi de tranquilidade nos pontos turísticos e avenidas do centro de Belém na manhã do domingo de Carnaval. Em avenidas como a Presidente Vargas e a Conselheiro Furtado, era possível transitar sem nenhum fluxo à frente.
Fonte: Cintia Magno/DOL