O governador Helder Barbalho assinou, na tarde desta quinta-feira (23/02), o Termo de Cooperação com a Prefeitura de Belém para transferência de R$ 30 milhões destinados para atender a área da saúde de Belém. Os recursos serão repassados por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O ato aconteceu no Palácio dos Despachos.
Sobre o termo de cooperação, o governador Helder Barbalho explicou que os recursos, oriundos do tesouro estadual serão repassados em três parcelas mediante a demanda da prefeitura. A primeira parcela será de R$ 10 milhões, e assim sucessivamente, de acordo com as necessidades da gestão municipal. De acordo com Helder Barbalho, é fundamental que o sistema de saúde do município tenha a capacidade de atender a população e assegurar o direito de cada cidadão de poder ser acolhido no momento da necessidade de assistência.
“O Governo do Estado disponibiliza os recursos para permitir que a Prefeitura de Belém possa estabilizar e normalizar os seus procedimentos e, consequentemente, ter a capacidade de bem atender a nossa população”, enfatizou.
Durante a cerimônia, o governador Helder Barbalho destacou a importância do momento e dos desafios enfrentados pela capital. “Quero manifestar a minha solidariedade com a nossa capital e com a população da metrópole da Amazônia. Temos necessidade de construírmos soluções que passem pela capacidade do enfrentamento dos problemas de uma cidade complexa como Belém. Falando com o sentimento de quem foi prefeito e sabe o quanto é relevante e importante buscar parcerias para avançar nas conquistas de onde as pessoas moram”, pontuou o governador.
No evento, o chefe de estado ainda falou sobre o apoio dado pelo governo à prefeitura neste momento de dificuldade. “A iniciativa do prefeito Edmilson, em solicitar ao governo do Estado o apoiamento, para que possamos atravessar este momento complexo juntos, é essencial. Temos que ter consciência de que a gestão é municipal, mas que eventualmente, pode sofrer dificuldades, e o impacto é diretamente nos paraenses. São das pessoas que estamos ajudando, por isso, não podemos estar a margem desse processo", disse.
Ainda de acordo com o governador Helder Barbalho, não se pode deixar que eventuais diferenças políticas comprometam as soluções necessárias para que o cidadão de Belém e do estado do Pará vivam melhor. "Temos que compreender que um eventual ambiente de dificuldade no sistema de saúde de Belém comprometerá o cidadão que mora em Belém, mas inevitavelmente impactará no serviço de saúde de todo paraense que recorre a capital para o serviço. Portanto, isso reafirma a relevância de buscarmos soluções conjuntas. Não estamos a discutir quem é o solucionador e o quem é o demandador, aqui estamos todos a demonstrar que estamos juntos para encaminhar com que o ambiente da saúde pública de Belém seja melhor", finalizou.
Para o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o momento é de unir forças para fortalecer a saúde de Belém. “É um momento muito especial, pois nós temos o governo federal, o governo do estado comandado por Helder e a prefeitura unidas no mesmo objetivo que é o desenvolvimento da cidade. Nós temos um termo de cooperação que já é fruto dessa união entre os três poderes. O governador do estado nos ajuda a sair de uma crise provocada pela pandemia e pelo corte de recursos. Então hoje é um dia histórico muito importante, pois é a assinatura de um acordo de cooperação entre prefeitura e governo do estado onde se mostra que o recurso público da saúde tem que ser usado nesse esforço de melhor a vida do paraense e neste momento do povo da capital”, definiu o prefeito de Belém.
O evento contou com a presença de diversas autoridades como vereadores, deputados, Ministério Público e a equipe de secretariado do Estado.
Para o secretário adjunto de gestão administrativa da Sespa, Ariel Sampaio, o investimento do estado é fundamental para ampliar o atendimento na saúde de Belém. “Sabemos que Belém está passando por uma dificuldade e o estado através do nosso governador está dando todo o apoio para ampliar o serviço de saúde. Vale lembrar que Belém é a capital do Estado que tem a maior população, sem contar com pessoas que vem de outro município. É fundamental apoiar Belém nesse momento para dar uma saúde confortável, salutar para esta população que tanto merece”, pontuou Ariel.
Fonte: Agência Pará