Às margens do Rio Amazonas e beneficiando milhares de moradores do Arquipélago do Marajó, mais uma agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) foi entregue pelo governo do Estado nesta quarta-feira (08). A nova unidade fica localizado em Gurupá, a cerca de 350 quilômetros de Belém, e vai ampliar e modernizar o serviço bancário na região. Saques, depósitos, abertura de contas, empréstimos e financiamentos poderão ser realizados de forma célere. Esta é a 52ª unidade do banco estadual entregue pelo governador Helder Barbalho desde 2019, e a primeira em 2023.
“O Banpará chega para ajudar a economia de Gurupá, para atender aos servidores públicos, aos pescadores e fomentar a economia, gerando emprego e renda”, destacou Helder Barbalho durante agenda oficial no município.
Antes, quem precisava fazer qualquer serviço bancário era obrigado a se deslocar durante horas, por via fluvial, até outros municípios, como Breves e Belém. “Gurupá é uma cidade que fica longe de vários municípios. Então, nós sempre tivemos dificuldades quanto ao serviço bancário. Hoje, com a nova agência, a gente se sente valorizado e feliz. Vai trazer desenvolvimento para o nosso município. É de oportunidades que Gurupá precisava. Agora, vamos ter acesso a financiamentos. Estamos com 50% de habitantes na zona rural. Somos gratos em poder contar com esse governo, que vem trazer a modernidade para os habitantes daqui”, disse o enfermeiro Matheus Carvalho, morador local.
Maior comodidade - A inserção financeira para a população do Pará é uma das prioridades do governo, pois fomenta a criação de emprego, gera renda e garante o avanço das microeconomias. Com a nova agência do Banpará em Gurupá, habitantes de todas as localidades do Marajó terão acesso a linhas de crédito e serviços bancários, de forma rápida e segura.
“A partir de hoje não será mais necessário o deslocamento dos clientes para outras localidades, como Altamira (na região do Xingu) ou qualquer outro município, evitando custos. A gente vê que com essa iniciativa governamental a economia é incrementada. É mais um investimento do Estado nesta região, que antes era muito esquecida”, enfatizou a diretora-presidente do Banpará, Ruth Melo.
Elinael de Souza foi um dos beneficiados. Ele mora em frente à agência, no bairro Centro, e contou que acompanhou a construção da unidade. “Todas às vezes que a minha mãe precisava receber, ela tinha que ir pra longe. Era perigoso também, pois tínhamos que sair cedo. Fora que, a partir de hoje, meu imóvel passou a se valorizar. Esse é o único governo que está investindo em todo o Pará. É o que precisamos”, frisou o mestre de obras.
Fonte: Agência Pará