O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop), em convênio celebrado com a Prefeitura de Belém, está executando a reconstrução dos mercados do Distrito de Icoaraci e do bairro da Terra Firme, em Belém. As intervenções nos espaços fazem parte de um pacote de investimentos de cerca de R$ 18 milhões, para garantir ambientes mais saudáveis, modernos e confortáveis para a comercialização de produtos e hortifrutis.
Em Icoaraci, o Mercado Municipal, localizado na avenida Doutor Lopo de Castro, está recebendo serviços na cobertura, forro, troca de janelas e portas, instalações hidrossanitárias e elétricas, bem como novas instalações para o sistema de combate a incêndio. Com as obras, o espaço contará com quase 3.700 metros quadrados para a implantação de 179 boxes para vendas de frutas, peixes, produtos e ervas.
Do mesmo modo, o Mercado da Terra Firme, na avenida Celso Malcher, vai garantir vários benefícios para a população do bairro e seu entorno. Com os serviços de recomposição do piso, revestimento, pintura, melhorias na cobertura e no forro, instalações hidrossanitárias, elétrica, entre outros reparos, os comerciantes terão um espaço reconstruído de 1.500 metros quadrados de extensão com mais de 150 boxes mais modernos, amplos, confortáveis e dentro das normas exigidas pela Vigilância Sanitária.
A Sedop destaca que os mercados são fundamentais para fomentar o comércio, preservar a cultura e a história dos bairros da capital paraense. O secretário-adjunto de Gestão e Desenvolvimento Urbano, Valdir Acatauassú, ressaltou o papel do Governo Estadual na reconstrução destes espaços. “As obras de recuperação e reformas dos mercados municipais da Terra Firme e da Praia do Cruzeiro, em Icoaraci, foi um pleito da Prefeitura de Belém, o qual formalizamos um convênio e estamos capacitando esses mercados, dando condições dignas para que os feirantes e quem transita na área tenham um produto de qualidade”, afirmou o gestor.
Fonte: Agência Pará