O sonho de ter a casa própria, do jeito que sempre foi desejado, foi realizado por 194 famílias carentes da cidade de Terra Santa e Oriximiná. Os moradores dos municípios foram contemplados com cheques do programa Sua Casa, gerenciado pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), nesta semana.
De acordo com o presidente da Cohab, Luís André Guedes, as entregas representam a atenção do Estado às famílias que mais precisam de ajuda para construção de moradias com estruturas mais adequadas: “Esse trabalho vem sendo realizado em todas as regiões do Pará. Essa é uma determinação do governo Helder Barbalho, de garantir apoio para que as famílias mais necessitadas sejam beneficiadas. O nosso benefício garante apoio para que as famílias possam construir, reconstruir e reformar as casas”.
No total, a Cohab investiu nessa ação mais de 1 milhão e 280 mil reais. O recurso é utilizado para aquisição de material de construção de apoio ao pagamento da mão de obra empregada para construção das novas residências.
O Sua Casa tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação. O valor concedido pelo “Sua Casa” é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que o programa foi criado em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.
Segundo estimativas da Cohab, o programa Sua Casa já beneficiou mais de 176 mil pessoas de todo o Pará. No total, até o dia 31 de janeiro de 2023, a iniciativa ajudou a construir, reconstruir e ampliar cerca de 34 mil residências. Criado em 2019, o programa já melhorou as condições de moradia em 134 municípios paraenses, em todas as 12 regiões de integração. Para garantir as execuções das ações para melhorar os índices habitacionais paraense, a Cohab já investiu mais de R$ 347 milhões de reais.
O ‘Sua Casa’ atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc. O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos.
Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de Assistência Social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.
Fonte: Agência Pará