Cerca de 90% dos consumidores entrevistados pela Federação do Comércio do Pará (Fecomércio-PA) pretendem comprar presentes para o Dia das Mães, comemorado em 14 de maio. Os dados fazem parte da pesquisa sobre a Intenção de Consumo para a data, que a entidade enviou de forma parcial e com exclusividade à reportagem do Grupo Liberal. O levantamento mostra que apenas cerca de 10% das pessoas entrevistadas não pretendem presentear suas mães.VEJA MAIS:
Segundo a pesquisa, a maioria das pessoas (43,6%), geralmente, deixa para garantir o presente apenas na véspera ou no próprio Dia das Mães, e outros 32,7% compram com antecedência de uma semana da data. Ou seja, ainda faltam alguns dias para as vendas ficarem aquecidas, mas os empresários já estão em clima de preparação.InvestimentosA empreendedora Letícia Anaisse, de 27 anos, é dona de uma loja de roupas em Belém e espera um movimento maior em relação aos meses normais.
Com o intuito de atrair mais clientes e vender mais, ela tem desenvolvido uma série de ações, como ter uma presença mais forte nas redes sociais, com publicações frequentes e campanhas ativas, e investir na ampliação dos canais de vendas: o site, que está sendo usado agora, oferece mais facilidade, por exemplo.“Além disso, começamos uma campanha especial para o Dia das Mães, que se chama ‘Um momento para recordar’, em que as clientes vão ter a chance de ganhar um ensaio fotográfico de Dia das Mães. Todas as clientes que compram na loja do dia 13 de abril até o 3 de maio estão ou estarão concorrendo”, explica a empresária. Os produtos que mais devem ser vendidos até meados deste mês são os de alfaiataria. Segundo Letícia, “não tem erro”.VEJA MAIS:
Já a empreendedora Nathasha Anijar, de 44 anos, diz que, historicamente, o Dia das Mães é uma data muito representativa para o varejo, por ser mais especial, “cheia de sentimentos de amor e de gratidão”, o momento de presentear. “Quem não quer demonstrar carinho e mimar sua mãe, ou quem possa representar esse papel, com um presente, não é mesmo? Por isso, nossa expectativa é a melhor pela relevância da data”, afirma a empresária, que atua na área de produtos de beleza e cuidados pessoais.
Preparada para o dia de celebração, Nathasha adianta que tem espera oferecer qualidade por meio dos seus produtos. “Temos mimos de cuidado corporal e cuidado facial, para manter a pele viçosa e saudável, para quem ama rotinas de autocuidado e fragrâncias únicas que fixam memórias. Agora temos uma linha de bem estar lançada recentemente para quem ama good vibes”, detalha.Entre os produtos e serviços pensados para alavancar as vendas estão os kits promocionais e uma ação que une o conceito de amar e cuidar. Na compra de alguns combos, o cliente ganha um vaso de flores naturais para cuidar ao longo do ano, enfatizando a proposta sustentável, vegana e natural da loja.
E a empresária também tem investido nas redes sociais e nos canais de venda. “Ainda utilizamos programas de fidelidade, bonificando nossos clientes fiéis para recompra, além de realizar vendas por WhatsApp, Instagram e entregar em casa para aqueles que desejam comodidade”, destaca Nathasha. Os produtos que mais devem ser vendidos são os da linha corporal.DadosDe acordo com a pesquisa, quando perguntados sobre a quantidade de presentes que devem comprar, a maioria (64,15%) respondeu que apenas um. Outros 22,64% pretendem comprar dois itens, 5,66% pretendem adquirir três, 5,66% vão comprar quatro e 1,89% não souberam responder. Os produtos adquiridos devem ser direcionados para a mãe (87,3%), esposa (18,2%), sogra (16,4%), irmã (10,9%), filha (1,8%) e outras pessoas (12,7%).O tipo de presente varia bastante, segundo a pesquisa de Intenção de Consumo da Fecomércio-PA.
Grande parte dos consumidores vai comprar itens de vestuário ou calçados (40%), seguidos pelos perfumes, cosméticos e maquiagens (36,4%), flores, chocolates e cesta de café da manhã (18,2%), bolsas (16,4%), acessórios, bijuterias, óculos, relógios e cintos (9,1%), almoço ou jantar fora da residência (9,1%), passeio ou viagem (7,3%), eletrodomésticos (5,5%), tratamentos de beleza e procedimentos estéticos (5,5%), eletrônicos (3,6%) e vale-presente (3,6%). A categoria “outros” respondeu por 9,1%).
Neste ano, 38,2% das pessoas devem gastar o mesmo valor do Dia das Mães do ano passado, como aponta o levantamento da Fecomércio-PA. Outros 36,4% devem gastar mais que em 2022, enquanto 18,2% vão ter um gasto menor. Ainda, 7,3% das pessoas não compraram nada no ano passado. O ticket médio, ou seja, a média de valor que os consumidores devem investir, fica na faixa de R$ 50 a R$ 200, 61,9% dos entrevistados.Intenção de consumo no Dia das Mães no Pará:Vão presentear: 90,2%Não vão presentear: 9,8%.
Quando vão comprar:
Na véspera ou no próprio dia: 43,6%
Com antecedência de uma semana: 32,7%
Com antecedência de 15 dias antes: 14,5%
Com antecedência de um mês antes: 3,6%
Nenhuma das alternativas acima: 3,6%
Com antecedência de dois ou mais meses: 1,8%
Quanto vão gastar:
Entre R$ 51 e R$ 100: 36,4%
Entre R$ 101 e R$ 200: 25,5%
Entre R$ 201 e R$ 300: 18,2%
Entre R$ 301 e R$ 400: 16,4%
Entre R$ 401 e R$ 500: 1,8%
Acima de R$ 500: 1,8%
Qual será a forma de pagamento:
À vista, com cartão de débito ou PIX: 30,9%
No cartão de crédito, da loja ou boleto, parcelado: 29,1%
À vista, com dinheiro em espécie: 21,8%
No cartão de crédito, da loja ou boleto, de uma vez: 18,2%
Onde a compra será feita:
Shopping center: 53,7%
Comércio eletrônico: 10,9%
Lojas de rua ou bairro: 9,1%
Outros: 10,9%
Onde mais: Comércio do centro da cidade, lojas de departamento ou supermercados.
Fonte: Eliza Vaz/OLiberal