Nesta terça-feira (16), a Santa Casa do Pará realizou o lançamento oficial da programação da 10º edição da Semana Estadual de Doação do Leite Materno, com ações de incentivo que buscam aperfeiçoar o serviço e ampliar o número de doadoras para os recém-nascidos das unidades neonatais de todo o Pará. O tema deste ano é “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: doe leite materno”.
O evento teve como objetivo agradecer às doadoras e permitir a troca de conhecimentos entre os participantes, reforçando a importância da doação de leite materno. Rubenita Trindade, Subtenente do Corpo de Bombeiros e Coordenadora do Projeto Bombeiros da Vida, afirma que, além de ajudar crianças, a doadora também se beneficia com a doação. Rubenita ainda reforça que a doação é segura. “A mãe doadora é sempre avisada antes de receber a visita dos nossos parceiros do projeto Bombeiros da Vida. O kit de doação que é entregue para a doadora pode ser levado até sua residência para ser feita a coleta”.
O evento também contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Rômulo Rodovalho, além do presidente da Santa Casa, Bruno Carmano, e do Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Jayme Benjo.
Segundo Vanda Marvão, da coordenação do Banco de Leite da Santa Casa, a Semana Estadual de Doação do Leite Materno é uma iniciativa que visa a promover o aleitamento materno e estimular a doação. “É um momento de a gente chamar atenção para a doação de leite materno, que vai atender essas crianças prematuras nas suas necessidades tanto nutricionais, mas também como proteção na unidade neonatal”, explica.
Lorena Afonso, é mãe do pequeno Ian Manoel de 4 meses. Doadora, ela relata que é importante fazer parte dessa rede de apoio que ajuda as mães que, por algum motivo, estão com seus bebês internados na UTI. “Para mim ser doadora é algo muito importante e faço questão de ajudar. É muito gratificante saber que cada mililitro de leite doado representa saúde e vida para esses bebês prematuros”.
Para doar seu leite excedente basta ligar para 4009-2212/4009-2311/4009-0375, ou entrar em contato pelo WhatsApp (91-988996326), site (Link aqui) ou e-mails e projetobombeirosdavida@ hotmail.com.
Fonte: Trayce Melo/DOL