91992091829

NO AR

programa musical

Com NATIVA FM

Regional Pará

Catar volta importar carne bovina do Brasil após caso atípico de ‘vaca louca’ no Pará

Publicada em 31/05/23 às 10:51h - 24 visualizações

por Rádio Nativa FM 92.5 Irituia


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Nativa FM 92.5 Irituia)

Após quase três meses de caso atípico do “mal da vaca louca” registrado no Pará, o governo do Catar derrubou as restrições impostas e voltará a importar carne bovina do Brasil. O anúncio foi realizado nesta terça-feira, 30, pelos ministérios brasileiros da Agricultura e de Relações Exteriores.

A exportação do produto estava barrada no Catar desde o início de março, quando um caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina, conhecida popularmente como “mal da vaca louca”, foi registrado no Pará.

 

Com a confirmação do caso em 22 de fevereiro, vários países como a Arábia Saudita, Palestina, Jordânia, MalásiaChina e Rússia deixaram de importar o produto, mas aos poucos voltaram a comparar a carne bovina brasileira após a confirmação do caso isolado.

 

Confirmação do caso

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) confirmou no dia 22 de fevereiro, que foi positivo o resultado do caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina numa pequena localidade do sudeste paraense, em uma propriedade que tem 160 cabeças de gado – já isolada pela Agência. A propriedade foi inspecionada e interditada preventivamente.

A sintomatologia indica que se trata da forma atípica da doença, que surge espontaneamente na natureza, não causando risco de disseminação ao rebanho e ao ser humano.

Para confirmar esta situação de isolamento e controle, amostras foram enviadas para laboratório no Canadá para tipificação do agente, se clássica ou atípica.

Conforme a nota divulgada pelo Estado, “o governo está em contato permanente com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e trata do tema com transparência e responsabilidade”.

O que é a doença?

A doença popularmente conhecida como mal da “vaca louca” é uma enfermidade é fatal e acomete bovinos adultos de idade mais avançada, provocando a degeneração do sistema nervoso. Sendo assim, uma vaca que, a princípio, era considerada calma e de fácil manejo, por exemplo, se torna agressiva, daí o apelido do distúrbio.

A doença é causada por uma proteína infecciosa chamada príon. O príon já é presente no cérebro de vários mamíferos naturalmente, inclusive no do ser humano, contudo, ele pode se tornar patogênico ao adotar uma forma anormal e se multiplicar demasiadamente.

Deste modo, o príon mata os neurônios e no lugar aparecem buracos brancos no cérebro, por isso o nome da doença de “espongiforme”, pois os buracos têm a forma semelhante a de uma esponja.

Fonte: Cassio Leal/RomaNews




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

91 99209 -1829

Visitas: 276579
Usuários Online: 428
Copyright (c) 2024 - Rádio Nativa FM 92.5 Irituia
Converse conosco pelo Whatsapp!