91992091829

NO AR

só o filé

Com Aneyssa Borges

Regional Pará

Febre Maculosa no Pará: Sespa afirma que não há suspeitas de casos no Estado e alerta para sintomas e medidas preventivas

Publicada em 15/06/23 às 09:39h - 34 visualizações

por Rádio Nativa FM 92.5 Irituia


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Nativa FM 92.5 Irituia)

O Ministério da Saúde atualizou para 53 o número de casos de febre maculosa confirmados este ano no Brasil, com oito mortes registradas. Todos os óbitos ocorreram na Região Sudeste: seis em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Rio de Janeiro. Quanto ao número de casos, a maior concentração de ocorrências é verificada nas regiões Sudeste (30) e Sul (17). No Pará, não há casos ou casos suspeitos de febre maculosa, afirma a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Portal Roma News entrou em contato com o órgão afim de saber sobre algum possível caso no Estado e até o momento, não há nenhuma notificação da doença em paraenses. Diante disso, a Sespa destacou as medidas preventivas e sintomas que a população deve se atentar.

A transmissão da febre maculosa ocorre somente por meio do contato com o carrapato estrela infectado pela bactéria do gênero Rickettsia. Não há, portanto, transmissão de pessoa para pessoa.

Medidas Preventivas:


O uso de roupas claras ajuda a identificar o carrapato, assim como usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas; evitar locais com grama ou vegetação alta, fazer uso de repelentes; verificar se os seus animais de estimação estão com carrapatos; remover o carrapato com pinça, não apertar ou esmagar o inseto e lavar a área com água e sabão. Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença.

Sintomas da Febre Maculosa


Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, paralisia dos membros que inicia nas pernas e podendo chegar aos pulmões causando parada respiratória.

O local mais provável em contrair a doença é em áreas rurais, já que a probabilidade de existir carrapatos nesses ambientes, são maiores.

A Sespa alerta ainda que em casos de sintomas, o paciente com suspeita de febre maculosa deve se dirigir a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

A Sespa enfatiza que capacita os Centros Regionais de Saúde e municípios sobre a doença, além disso, vem realizando ações educativas e preventivas.

 

Fonte: Ana Souza/RomaNews




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

91 99209 -1829

Visitas: 283156
Usuários Online: 81
Copyright (c) 2025 - Rádio Nativa FM 92.5 Irituia
Converse conosco pelo Whatsapp!