A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) integra a programação da 11ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) promovida pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com articulação e apoio junto a produtores regionais, cooperativas, empreendedores e chefs da 'cozinha-show' abertas ao público, em geral.
Nos quatro dias do evento, produtores regionais, articulados pela Sedeme, comercializam produtos genuinamente paraenses, a exemplo da Cacauaré, empresa familiar do município de Mocajuba, no Baixo Tocantins; da Cooperativa Agromel, de São João de Pirabas; do chocolate orgânico da Ilha Combu.
O titular da Sedeme, Paulo Bengtson, ressalta que a iniciativa busca dar visibilidade aos produtos locais, fomentar a economia, cultura local, turismo, e fazer também a prospecção de futuros negócios.
A empreendedora Nilce Maia, conhecida carinhosamente como Preta Maia, destaca que a Cacauaré trabalha de forma sustentável. “Além dos produtos à base de cacau, temos também a granola da Amazônia, com nibs caramelizado, castanha-do- Pará, tapioca e gergelim".
Ainda, segundo a empreendedora, participar da FITA, “abre um leque de oportunidades, proporciona visibilidade no cenário de negócios, troca de conhecimento, e de estreitar relações com outros segmentos", acrescentou.
Outro empreendimento que também está no evento é o “Filhas do Combu'', com produtos com conceito de bioeconomia, como as barras de chocolate 100% cacau, brigadeiro de colher, barras de chocolates finas, com adição de cumaru, castanha-do-Pará e nibs.
Cooperativismo - Os produtos e serviços de 16 cooperativas paraenses estão em exposição, no estande do Sistema OCB-Sescoop/PA . Alessandra Ribeiro representante do Sistema OCB-Sescoop/PA, disse que os eventos e feiras realizados pelo Governo do Pará funcionam como vitrine para divulgação de produtos e serviços de cooperativas paraenses. “ durante os eventos apresentamos nossos produtos e o sistema de cooperativismo , considerando que ainda há pessoas que desconhecem esse modelo de negócio”, disse Alessandra.
Os tradicionais bombons recheados com frutas regionais, estão sendo comercializados no estande ‘Sabor Cacau”. No mesmo espaço estão à venda produtos à base de chocolate 80%,como os brownies recheados com frutas e outros.
Produtos e serviços de empresas cooperadas também são destaque no evento, a exemplo da cooperativa Agromel, com sede em São João de Pirabas, e mais de 40 famílias associadas para a produção do mel e derivados.
Mel de abelha, própolis, pólen granulado, andiroba, copaíba, entre outros, produzidos no Sítio Boa Esperança, com sede em Bragança, no nordeste paraense, também podem ser adquiridos no evento. “Há mais de trinta anos trabalhamos com apicultura, e sempre participamos de feiras e eventos realizados pelo Governo do Pará", disse Michele Alves , expositora e representante do Sítio Boa Esperança.
Cozinha Show - A programação conta com a participação de chefs paraenses , articulados pela Sedeme. A dinâmica consiste no preparo de pratos diante do público, com criações que privilegiam os ingredientes típicos da cozinha paraense e de origem sustentável de diversas regiões do Estado.
O chef Vinicius Vieira apresentou o “Madeleines”, um bolinho em formato de concha, típico da culinária francesa. A receita original ganhou a adição de ingredientes genuinamente paraenses, a exemplo da castanha do Pará e do mel de São João de Pirabas.
Ele explicou que, para proporcionar uma experiência sensorial, com aroma, textura e sabor, as Madeleines foram recheadas com creme de mel e para finalizar ganhou uma camada de castanhas trituradas.
“A gastronomia paraense está tomando proporções internacionais, mas alguns produtos ainda são desconhecidos. O cozinha show surgiu como oportunidades para mostrarmos o que temos de melhor, nossos ingredientes produzidos de forma sustentável", disse Vinicius Vieira.
O chef Artur Bestene, o Arturzão, natural de Belém, também marcou presença na Cozinha Show. Arturzão traz em suas receitas ingredientes da região amazônica , combinando técnica e criatividade. Durante o Cozinha Show, ele preparou uma receita à base de cacau de várzea 100% da Cacauaré do município de Mocajuba. Arturzão apresentou ao público um dos maiores Clássicos da Kopenhagen, o bombom “Nhá Benta”.
Ele ensinou o público presente a preparar a receita, usando ingredientes paraenses de origem sustentável . Na cobertura do bombom, o chef substitui o tradicional chocolate, pelo cacau de várzea 100% da Cacauaré, já o recheio tradicional de marshmallow , foi substituido pelo marshmallow de cacau. Os ingredientes usados na receita inovadora são todos produzidos pela empreendedora Dona Preta Maia da Cacauaré. O bombom recebeu o nome de “NháPreta”, uma homenagem a produtora dos ingredientes. O resultado da receita foi aprovado pelo público.
O chef Paulo Osterne, de Bragança, preparou o delicioso “Peixe a Capitoa e o molho de Arubé.” Ele apresentou o passo a passo da receita, que leva ingredientes tipicamente da Amazônia, como o tucupi, jambu, chicória, camarão seco. entre outros. E,o molho Arubé tem origem indígena, preparado com tucupi, chicória e macaxeira.
O molho pronto é adicionado ao peixe e ao camarão, resultando em sabor inigualável. O nome Capitoa é em homenagem a figura máxima da Marujada, dança com ritmos de origem africana que tem forte influência na cultura Bragantina.
Nascida e criada na Ilha do Combu, a Chef Prazeres Quaresma, participou do Cozinha Show, apresentando o “Arroz dos Caruanas”. Na receita, carne de caranguejo refogado no azeite com temperos e ervas cultivadas na Ilha, adicionado ao arroz.
Fonte: Agência Pará