O governo do Pará, por meio da Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sespa), prossegue na reconstrução do Hospital Regional de Cametá (HRC), no Baixo Tocantins, que já está com 40% das obras concluídas. Com um investimento de quase R$ 40 milhões, as intervenções estão em execução regidas por um termo de cooperação assinado entre a Sespa e a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). Atualmente, 292 servidores atuam no HRC, que possui 60 leitos, e 63 trabalhadores atuam na reconstrução do complexo hospitalar.
Para o titular da pasta da Saúde, Rômulo Rodovalho, a ampliação do Hospital Regional de Cametá representa o empenho do governo do Estado adotado em todas as obras que têm sido realizadas e nas que estão em andamento na área da saúde. “É atender a população que mais precisa, mais perto possível de sua residência, em todas regiões do Pará”, atestou.
A paciente Joana Alves, de 68 anos, mora em Cametá e recentemente precisou ser internada no HRC. “Passei quatro dias internada no Regional da Cametá e achei o atendimento muito bom. Apenas acho que está faltando mais leitos, mas agora com essa obra e o aumento de leitos, vai ser uma melhora para todos nós”, avaliou.
Estão em execução atualmente os seguintes serviços: corte e dobra de ferro; cintamento do bloco C; elevação de alvenaria do bloco C; elevação de alvenaria do Morgue; limpeza de terreno para locação da base do tanque criogênico; limpeza do terreno para construção do abrigo de gases; cintamento da guarita 02; compactação, nivelamento e mestras do piso do bloco A.
O Hospital Regional de Cametá foi entregue em 1991, na avenida Santos Dumont, 424 – Bairro Novo, para ser um Hospital Geral de Médio Porte e de Referência Regional. Está é sua primeira grande reconstrução desde a inauguração.
Segundo ele, é uma expectativa da população de Cametá e dos demais moradores da região do Baixo Tocantins, uma vez que a Unidade também atende casos de média complexidade encaminhados pela rede de atenção básica dos municípios Baião, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará.
Com as obras no hospital em andamento, o HRC terá 10 leitos de UTI Adulto, 10 leitos de UTI Pediátrica e 10 leitos de UTI Neonatal e aumentará a capacidade para mais 60 novos leitos, disponibilizando 120 leitos de clínica médica, clínica cirúrgica, pediátricos e obstétricos.
Também serão ampliados o setor de urgência e emergência e o centro cirúrgico, que terá três salas e o Centro de Parto Normal com três leitos para pré-parto, parto e pós parto, além do retorno da maternidade, que havia sido remanejada para outro hospital de Cametá durante o período do auge da pandemia da Covid-19. O hospital também contará com o atendimento para hemodiálise, onde serão disponibilizados 20 leitos.
O atendimento ambulatorial passará a ter suporte de tomógrafo e ainda deve ser realizada a construção do bloco de serviço que contará com o aperfeiçoamento de serviços de nutrição e dietética, centro de material esterilizado, processamento de roupas, vestiário de funcionários e lactário.
Mesmo com as obras em andamento, o hospital prossegue atendendo a população ininterruptamente.
Fonte: Agência Pará