Uma das ações do Detran durante a Operação Verão é a garantia de serviços de veículos em Salinas e Santa Bárbara/Mosqueiro. A iniciativa costuma registrar um grande volume de atendimentos durante todo o mês de julho, principalmente aos finais de semana, quando o movimento de veículos nesses municípios constuma ser intenso. O objetivo é garantir que os veículos irregulares, identificados pela fiscalização do órgão, possam ser regularizados sem atrapalhar a viagem dos condutores.
Em Santa Bárbara, o atendimento de veículos está ocorrendo desde o início do mês, no posto de Fiscalização do Detran, na PA-391. Já em Salinópolis, além do posto de Fiscalização, na PA-144, os serviços também podem ser acessados no posto da PA-444, no Atalaia. Nesses locais, os veranistas podem ter acesso a serviços de licenciamento anual e anos anterioes, baixa de gravame, impressão de boletos, transferência de propriedade e jurisdição e vistoria veicular dentre outros.
Até o momento, o atendimento de licenciamento atrasado continua liderando a procura nos postos do Detran. Além do trabalho realizado pelos agentes de fiscalização, a infração também é detectada pelo videomonitoramento da Central de Controle de Operações Viárias – Sentinela. O Detran alerta que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) irregular é uma infração gravíssima que resulta em multa de R$ 293,47, acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e apreensão do veículo.
O Francisco Charles chegou a Salinas para passar o fim de semana e acabou tendo a placa identificada pelo 'Sentinela'. Ao ser parado pelo agente do Detran, descobriu que estava com o licenciamento deste ano atrasado. “Acabei me confundindo, achei que o licenciamento ia vencer só no final de julho, mas acaba que já está vencido. Foi um descuido, mas já vou pagar e está tudo certo”, comentou.
Em Santa Bárbara, a movimentação de pessoas que procuram o atendimento do Detran para regularizar seus veículos também está aumentando. A maioria para tirar dúvidas e regularizar o CRLV. A dona de casa Maria Aparecida voltou de Mosqueiro com a família e aproveitou para se informar sobre o documento do carro que ainda aparecia indisponível no sistema do órgão. Lá, ela ficou sabendo que, apesar de estar pago, o CRLV não podia ser acessado, pois constavam multas pendentes de pagamento no sistema do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “O importante é resolver e poder seguir o lazer sem se preocupar com a fiscalizaçã. Achei importante essa atenção do Detran com a gente”, declarou a usuária.
O coordenador de registro de veículos do Detran, Enrique Barbosa, explica que a equipe evita que os veículos sejam retidos para o parque de retenção. “Sempre orientamos que as pessoas tragam os seus documentos para que possamos resolver as pendências. Se for pegar a estrada, veja primeiro se o licenciamento do veículo está em dia e se não estiver procure espontanemente um dos postos de atendimento do Detran para se regularizar e poder seguir viagem sem transtorno”, sugere Barbosa. Ele lembra que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é separado do licenciamento anual e que ambos devem ser pagos em dia. O calendário completo de pagamento do licenciamento de 2023 pode ser acessado no site do Detran.
Fonte: Agência Pará