Os serviços para a implantação da nova pista de atletismo do Novo Mangueirão, em Belém, estão em fase final para que o espaço receba a realização de grandes eventos esportivos nacionais e internacionais, principalmente voltados para o atletismo.
O local onde será implementado o piso já foi todo preparado e pavimentado para receber o revestimento, que foi todo recomposto. Com a concretagem concluída, é necessário aguardar o tempo de secagem completa, processo fundamental para garantir a qualidade e desempenho do produto, reduzindo possíveis fissuras. Com a finalização dessa etapa, será iniciada a instalação da pista.
A área por onde passarão os atletas, de aproximadamente 6.060 metros quadrados, contará com oito raias, áreas de saltos em altura, saltos em distância e salto triplo, lançamento de dardos, martelo, de disco e arremesso de peso.
O material de sportflex que será usado apresenta piso de superfície homogênea pré-fabricada em rolos com espessura constante, produzida à base de borracha natural, contendo uma estrutura interna de células fechadas e agentes minerais adequados à espessura e a dureza, antiderrapante, altamente resistente aos cravos dos calçados usados pelos esportistas e também raios ultravioletas.
“É importante destacar que a instalação deste equipamento público será mais um meio de fomentar o esporte para jovens e adultos, bem como proporcionar um espaço adequado e equipado para o treinamento e formação de novos atletas. Com isto, iremos abrir portas para que grandes eventos nacionais e internacionais sejam realizados em nosso estado”, declarou o secretário de obras do Estado (Sedop), Ruy Cabral.
Tanto a composição da pista de atletismo quanto a aquisição de materiais para as demais modalidades, como a caixa de salto com vara e tampa, caixa completa de tábuas de impulsão para salto longo e triplo, círculo de arremesso de disco, dentre outros instrumentos, seguem todas as recomendações da Confederação Internacional de Atletismo.
Fonte: Agência Brasil