Promover ações que garantam a execução da politica de segurança alimentar e nutricional em todos os municípios paraenses. Esta é uma das competências da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), que por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, vem realizando palestras e capacitações voltadas a manipuladores de alimentos com atuação em todo o Estado.
O treinamento tem como objetivo disseminar conhecimentos sobre a manipulação dos alimentos, garantindo a segurança do alimento nas etapas de fornecimento, recebimento, do preparo até a fase de distribuição para os consumidores. As palestras ainda garantem a educação alimentar e nutricional, estimulando a autonomia do indivíduo e a mobilização social.
Entre janeiro e julho deste ano, a secretaria contabiliza seis regiões e quinze municípios contemplados com a ação, entre eles: Curralinho, São Sebastião da Boa Vista, Muaná, Ponta de Pedras, Belém, Igarapé-Miri, Baião, Parauapebas, Brejo Grande do Araguaia, Ulianópolis, Bujaru, Salvaterra, Soure, Gurupá e Barcarena. Cerca de 625 pessoas foram beneficiadas com a o recebimento da carteira de manipulador de alimentos.
“Hoje tenho benefícios com a carteirinha de manipulação de alimentos, principalmente porque trabalho na feira e, através das palestras realizadas por nutricionistas, consigo manipular e ter um maior controle da higiene na hora de cuidar do meu pescado”, comenta Rosiney Farias, feirante em Belém.
De acordo com o nutricionista da Seaster, Irlan Raiol, boas práticas são fundamentais na manipulação de alimentos.
“O nosso papel é multiplicar o conhecimento, levar conscientização às pessoas que trabalham na área de alimentação, já que são vários os casos de doenças transmitidas via alimentos e água. Essa conscientização reflete diretamente na qualidade do alimento e das refeições que são preparadas pelos participantes do curso”, enfatizou.
As palestras abrangem as mais diversas áreas da Segurança Alimentar, que vão desde a manipulação e os riscos de contaminação de alimentos, como também as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), a importância da higienização do ambiente e a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPIs).
No Pará, a Seaster realiza qualificações voltadas para garantia da política de segurança alimentar e nutricional no Pará, visando melhorias nas diversas ações que envolvem o direito à alimentação. "Em 2023 queremos alcançar toda a região do Marajó através das palestras de manipulação de alimentos e hábitos saudáveis. Para além disso, também estaremos promovendo uma conferência estadual com todos os atores desse segmento, promovendo assim essa intersetorialidade que é necessária para o cumprimento desta tarefa, que para nós é prioritária", reforçou a Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Seaster, Nazaré Costa.
O curso e a careteira para manipuladores de alimentos é voltado para pessoas de baixa renda, que trabalham com alimentação, sejam elas feirantes, merendeiras, trabalhadores do ramo de alimentação, autônomos, entre outros.
Fonte: Agência Pará