O governador Helder Barbalho assinou na tarde desta quinta-feira (05) a Ordem de Serviço para o início das obras da construção do Complexo da Polícia Civil em Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, que contará com Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).
O investimento de mais de R$ 8 milhões resulta da parceria com a prefeitura municipal. No termo de cooperação, firmado entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Canaã dos Carajás, a PC ficou responsável pelo projeto arquitetônico e obras complementares, enquanto a gestão local promoveu a licitação.
“Hoje é mais um dia importante em relação à segurança pública do Estado ganha um complexo que vai abrigar as equipes da Polícia Civil, com foco no atendimento às mulheres através da Deam de Canaã dos Carajás. Este é um conjunto de iniciativas fruto da união entre o Governo do Pará e a Prefeitura de Canaã dos Carajás em favor desse querido município”, destacou Helder Barbalho.
Estrutura - O complexo contará com 10 salas para recepção, ocorrências e cartório; salas para delegado e investigadores; lavabos público e para servidores; copa; dois alojamentos e duas salas de custódia.
“Essa obra é um marco na história da Polícia Civil do Pará no sentido de garantir melhorias ao atendimento que a instituição oferece para a população da cidade de Canaã dos Carajás. É a Polícia Civil mais forte e mais presente, garantindo direitos a quem nos procura”, destacou Walter Resende, delegado-geral da Polícia Civil.
A Delegacia da Mulher contará com recepção; briquedoteca; salas de ocorrências e Assistência Social; salas para delegado e investigadores; cartório; lavabos para o público e servidores; copa e sala de custódia. O complexo de segurança terá ainda central de identificação, com nove ambientes.
“A construção do Complexo da Polícia Civil é uma grande alegria para o nosso município, já que esse projeto era muito esperado, principalmente em relação à Deam. Hoje realizamos esse sonho, junto com o governo do Estado, para que possamos dar mais segurança aos nossos munícipes”, frisou Josemira Gadelha, prefeita de Canaã dos Carajás.
De 2022 até os dias atuais, o Governo no Pará já iniciou obras de construção e adequação de 17 unidades da Polícia Civil, aumentando a atuação da instituição e garantindo mais segurança e assistência à população. Só no Arquipélago do Marajó foram investidos mais de R$ 6 milhões na reconstrução das delegacias de Anajás, Muaná, Salvaterra, Afuá e Curralinho - esta ainda a ser entregue pelo Estado.
Fonte: Agência Pará