Sorriso no rosto e muito orgulho. É assim que 269 alunos concluintes de diversos cursos ofertados pela Usina da Paz Guamá estavam durante a cerimônia realizada na quadra esportiva do complexo, na noite desta quarta-feira (18), em Belém. Até o final do mês, a certificação será realizada em outros seis complexos multifuncionais do governo do Estado.
A iniciativa é da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com as secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), de Cultura (Secult), e também com a Fundação ParáPaz e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
“Cada certificação é a celebração de meses de esforço, dedicação e superação de desafios. É a concretização de sonhos e a porta de entrada para um futuro brilhante, onde esses alunos terão as habilidades e conhecimentos necessários para prosperar em suas carreiras e comunidades. Eles não apenas recebem certificados, mas também adquirem confiança, autoestima e a certeza de que podem alcançar seus objetivos. Estas cerimônias não são apenas eventos formais; são celebrações de realizações individuais que, coletivamente, contribuem para a construção de uma sociedade mais forte e consciente”, informou o secretário de cidadania, Igor Normando.
Capacitação - Entre os cursos realizados no Guamá, no período de maio a setembro de 2023, estão os de tecnologia, gastronomia, Corte e Costura, Técnicas Básicas de Fotografia, Escola de Formação e Liderança, Vivência Formativa em Breaking Dance, vivência Formativa em Composição Cênica para Porta-Estandartes e Casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira.
Para mostrar as técnicas que aprendeu durante a Vivência Formativa em Composição Cênica para Mestre Sala e Porta Bandeira, a estudante Lígia Igreja, de 23 anos, se apresentou durante a cerimônia. “Ano passado foi meu primeiro ano desfilando no carnaval de Belém como porta-bandeira, pela escola Quem São Eles. Eu vi o anúncio dessa oficina nas redes sociais e procurei me especializar e aprender mais sobre composição cênica e teatral. Eu era tímida e a oficina foi fundamental para me expressar durante a apresentação. Já pretendo fazer outros cursos por aqui, com certeza”, contou a jovem.
Já a dona de casa Wanda Helena Santos fez o curso de Auxiliar de Padaria. “Aqui na Usina da Paz já fiz várias atividades de gastronomia, de massas e molhos, auxiliar de cozinha, brigadeiro de colher, até de corte e costura. Moro na rua ao lado e acho muito bom fazer esses cursos de graça, porque para fora é muito caro e aqui tenho o privilégio de ser próximo de casa. A equipe da Usina é muito boa, pretendo fazer muito mais”, ponderou a moradora.
A estudante Rayanne Ferreira, 16 anos, estava ansiosa para receber o certificado da Escola de Formação e Liderança. “Aprendi muito sobre mercado de trabalho, como se comportar numa entrevista de emprego, o que colocar em um currículo… Achei muito importante, vou procurar em breve uma vaga para ‘Menor Aprendiz’ e já estou muito mais segura a conseguir uma vaga”, disse.
Na Região Metropolitana de Belém, 2.621 alunos concluíram cursos nas sete Usinas da Paz em funcionamento. As UsiPaz Cabanagem e Padre Bruno Sechi, no Bengui, já realizaram a cerimônia de certificação dos alunos. A entrega dos próximos certificados prossegue até 21 de outubro.
Datas das próximas certificações:
UsiPaz Terra Firme
Dia 19/10 - a partir de 19h
UsiPaz Antônia Corrêa - Marituba
Dia 19/10 - a partir de 19h
UsiPaz Prof. Amintas Pinheiro - Icuí-Guajará
Dia 20/10 - a partir de 19h
UsiPaz Jurunas/Condor
Dia 21/10 - a partir de 19h
Agência Pará