O professor Fábio Jorge de Nazaré Ferreira, da Escola Estadual Gerson Peres, em Breves, no arquipélago do Marajó, foi um dos três professores brasileiros da rede pública reconhecidos no Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire de Robótica Educacional 2023. O resultado foi divulgado na última segunda-feira (23), e a solenidade de entrega será no dia 23 de novembro, em São Luís (MA), no auditório da Fundação Sousândrade.
''Estou profundamente agradecido por esta honra e pelos reconhecimentos a todos os envolvidos no projeto que realizamos em Breves, na ilha do Marajó. A robótica educacional é mais do que apenas tecnologia, é uma ferramenta poderosa para transformar a educação e fomentar a criatividade, o pensamento crítico e a aprendizagem contínua entre nossos estudantes. Esta premiação é um lembrete maravilhoso do impacto positivo que a robótica pode ter na trajetória educacional dos jovens, especialmente em regiões remotas e únicas como a nossa'', disse o professor de Física da rede estadual.
O Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire reconhece as boas práticas em robótica educacional implementadas por professores de escolas públicas e privadas, bem como projetos desenvolvidos por secretarias estaduais e municipais de todo o Brasil.
Em Breves, o professor Fábio Ferreira utiliza games e robótica como ferramenta pedagógica dentro da sala de aula.
''O prêmio Seymour Papert e Paulo Freire de Robótica Educacional valida o nosso trabalho, é um incentivo para continuarmos inovando e expandindo nossas práticas educacionais e também nos dá visibilidade, abre portas para mais oportunidades, tanto a nível local, regional e até mesmo nacional, de compartilhar nossas experiências, aprender com os outros e continuar aprimorando nossa abordagem educacional'', completou o docente.
A premiação é uma iniciativa do capítulo brasileiro da Federation of International Robosports Association-FIRA (Fira) com coordenação técnica do Centro de Inovação para a Excelência das Políticas Públicas (Ciepp) e apoio da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação e do Conselho Nacional de Secretarias para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Até dezembro, os professores selecionados receberão treinamento específico para se tornarem referência em Steam, disseminando essa abordagem educacional. No fim do ano, eles construirão um projeto a ser implementado e, no ano seguinte, receberão mentoria para apoiá-los nessa execução. A primeira parte da formação será on-line e a segunda envolverá a implementação do projeto nas redes.
Fonte: Agência Pará