A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou no último domingo (05), a Operação Finados 2023, realizada nas estradas e rodovias do Pará. Ao fim da operação, que ocorreu do dia 1º ao dia 5 de novembro, o balanço apontou uma redução de 80% no número de mortes no trânsito ao longo desse período — quando comparado com o ano passado.
A Operação Finados 2023, da PRF, teve como objetivo coibir atitudes proibidas ao volante e garantir ao máximo o conforto e a segurança para os condutores que pegaram a estrada para aproveitar os dias livres em virtude do primeiro feriado do mês de novembro.
Foram fiscalizados 1.202 veículos e 1.320 pessoas, com a realização de 652 testes de alcoolemia (bafômetro), tendo um total de 10 pessoas autuadas por combinar álcool e direção. As outras infrações mais observadas foram: a ultrapassagem em local proibido (259 autuações); a não utilização do capacete (41 autuações); e o não uso do cinto de segurança (35 autuações).
Foram registrados 10 acidentes de trânsito, sendo 4 considerados graves, resultando em uma pessoa morta e 10 feridas. As ações de educação para o trânsito resultaram também em 9% no número de acidentes; 20% no número de acidentes graves; 80% no número de mortes e 38% no número de pessoas feridas.
Fonte: Fernanda Palheta/DOL