Belém está em amplo destaque internacional. Escolhida para sediar a 30ª edição da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 30), a capital do Pará também foi indicada como uma das cidades-sede de outro importante encontro internacional.
Se trata da reunião do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia e União Africana. Além de Belém, outras 12 cidades brasileiras também foram escolhidas para receber os encontros que reúnem líderes e demais autoridades dos países que fazem parte do bloco.
Entre as 13 cidades escolhidas, estão: Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI).
A descentralização das atividades é uma inovação desta edição após o Brasil assumir a Presidência do G20 pela primeira vez no início deste mês de dezembro. O objetivo é transformar o fórum em algo mais acessível e representativo.
A realização das reuniões nas cidades-sede espalhadas pelas cinco regiões é uma estratégia para fomentar o turismo e o intercâmbio cultural e fortalecer relações bilaterais entre as cidades e as nações participantes.
Não foi informada a data exata prevista para Belém sediar a reunião. Sabe-se apenas que os primeiros encontros serão realizados em Brasília entre os dias 11 e 15 de novembro. Em 2024, a cidade do Rio de Janeiro vai receber a reunião em 21 e 22 de fevereiro e São Paulo sediará o fórum nos dias 28 e 29 do mesmo mês.
Fonte: Adams Mercês/DOL