Referência para gestantes e mães que buscam atendimento seguro e acolhedor para os filhos, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, é um celeiro de belas histórias de amor maternal e de cuidado humanizado a adultos e crianças. Uma delas parece enredo de novela. É que no intervalo de menos de 6h, mãe e filha deram à luz Na unidade em março desse ano. Moradoras do bairro da Maracacuera, em Outeiro, contaram que não planejaram a gravidez simultânea. Mas que a feliz coincidência da vida, foi implacável e sentiram as contrações quase ao mesmo tempo até terem os filhos de parto normal.
A tia é a mais velha da pequena dupla. Filha da diarista Silvana Modesto Rocha, de 38 anos, a Vitória nasceu forte e saudável com 50 centímetros e pesando 3.830 quilos. Já o sobrinho, filho da dona de casa Roberta Heluani Modesto da Rocha, de 22, Rychard Heitor, veio ao mundo medindo 51 centímetros e pesando 3.22 quilos.
“Nós nos encontramos aqui na maternidade. Não marcamos esse momento, até porque moramos em casas diferentes. Não foi nada planejado. Aliás, minha mãe escondeu a gravidez até os sete meses de gestação e só a partir de então, que ficamos 'grávidas juntas’, sorriu Roberta ao lembrar.
Referência - Além dos atendimentos para mulher e para crianças, a unidade é referência em 14 especialidades médicas, entre elas, de alta complexidade. Para se ter noção da importância da Rede Pública de Saúde, em 2023, o HRAS chegou à marca de 891.544 serviços. Foram 10.018 cirurgias, 4.515 partos, 5.047 atendimentos no complexo obstétrico, 12.953 internações, 12.709 altas, 710.496 exames, 46.687 consultas ambulatoriais e 89.119 pessoas atendidas no Pronto Atendimento.
O pequeno Henry Rodrigues, de 1 ano e 9 meses, precisou de atendimento no Pronto Socorro Infantil do Abelardo Santos. Após a consulta e a medicação, o menino se deparou com diversos personagens infantis circulando pelos corredores do setor, levando alegria e diversão para os pacientes e acompanhantes. Apaixonado por música, a criança não resistiu e acompanhou a equipe até o final do percurso, que encerrou na diretoria da unidade.
“A gente sabe o quanto é difícil está com o filho doente, e a presença dos personagens bastante animados com música, influência no estado de saúde deles e faz eles melhorarem. Quando chegamos, ele estava tristinho, cansado, e isso foi um reforço no ânimo para continuarmos aqui firmes e fortes, até chegar os exames e sermos liberados”, observou Ellen Rodrigues, mãe de Henry.
Compromisso - Dando continuidade aos serviços que foram prestados ao longo deste ano, a diretora-geral, Aline Oliveira, garante manter a alta qualidade na assistência, no desenvolvimento de pessoas e nos serviços prestados à comunidade. “O maior hospital público do Governo do Estado encerra mais um ano, sendo referência em um trabalho arrojado e no compromisso com as pessoas, sobretudo, dando assistência imediata a crianças e mulheres que precisam ser atendidas com urgência. Para o próximo calendário, estamos ainda mais consolidados em levar a população um atendimento especializado, assertivo e sobretudo, humanizado”, antecipa a gestora.
Serviço: O Hospital Abelardo Santos é a segunda maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.
A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.
Fonte: Agência Pará