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Pará emite nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta quinta-feira (11)

Publicada em 12/01/24 às 10:31h - 16 visualizações

por Rádio Nativa FM 92.5 Irituia


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 (Foto: Rádio Nativa FM 92.5 Irituia)

No Pará, o novo modelo de Carteira de Identidade Nacional (CIN) já pode ser solicitado a partir desta quinta-feira (11). A solicitação das novas carteiras pode ser feita por meio de agendamento realizado pelo site da Polícia Civil do Pará, conforme já era praticado para a atual documentação. Para fazer a solicitação da nova Identidade é necessário também que não haja pendências no CPF, já que a numeração utilizada será a mesma e os dados serão retirados da base da Receita Federal.

Após marcar a data, o usuário deverá comparecer a um Posto de Identificação da Polícia Civil conforme a data de agendamento. O prazo para a emissão da nova carteira é de aproximadamente 10 dias após a realização da coleta biométrica. Para quem vai emitir a 1ª via, ela será gratuita. Já em caso de 2ª via, será cobrada uma taxa, conforme a legislação vigente. A nova CIN utilizará o número do cadastro de pessoa física (CPF) e também vai unificar possíveis números de registro que existam em cada um dos 27 estados da Federação, que impedirá que os cidadãos tenham mais de uma identidade, mas com numerações diferentes. O lançamento foi realizado na última sexta-feira (5), no palácio do governo.

O novo modelo será emitido em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, vai atender aqueles que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital, estará disponível no aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.Avanço

"Esse é um passo decisivo para facilitar a vida de cada cidadão e cidadã. Com esta carteira digital, o cidadão não precisará mais ter, ao mesmo, tempo carteira de habilitação, o seu CPF e o seu RG, tudo estará no mesmo local. Quando se tem um único documento, um único banco de dados, é uma importante ferramenta, um importante aliado para que nós possamos diminuir a criminalidade no nosso país", destaca o governador Helder Barbalho.

O governador reforçou ainda que os documentos serão ofertados nas Usinas da Paz. "Nós estaremos ofertando através das Usinas da Paz, das Estações Cidadania de todos os postos de identificação existentes no Estado e também nos municípios, em parceria com as prefeituras, para que ao longo deste período, até 2032, cada cidadão possa recorrer ao serviço e fazer a transição do uso", afirmou o governador.

 

Fonte: OLiberal




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