Um fato que vem gerando grande curiosidade entre os moradores de Belém são os sobrevoos de um caça da Força Aérea Brasileira nos céus da capital paraense. A uma semana da tão aguardada visita do presidente francês, Emmanuel Macron, as especulações indicam que a aeronave estaria em Belém realizando treinamentos para reforçar a segurança dos presidentes. Porém, o caça Saab F-39 Gripen será atração do evento “Portões Abertos 2024”, no próximo domingo (24), na Base Aérea de Belém (BABE).
Facilmente reconhecido pela característica bandeira nacional estilizada na cauda, o F-39E pousou em Belém carregando um par de tanques de combustível externos sob as asas e mísseis de curto alcance IRIS-T, nas pontas das asas, provavelmente em versões inertes.
Esta é a primeira vez que um Gripen do Brasil é visto nesta configuração. Com os tanques, cada um com cerca de 1330 litros de combustível, o caça fez um voo direto da planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP) até o Pará, uma distância de quase 2600 quilômetros. Para termos de comparação, o raio de combate do caça é de 1300 km, carregando seis mísseis ar-ar e um tanque externo.
Portões Abertos 2024
A atividade institucional sem fins lucrativos é uma oportunidade para estreitar os laços da sociedade paraense com a Força Aérea Brasileira (FAB). Na ocasião, o público poderá conhecer a exposição de aeronaves históricas, apreciar sobrevoos de aeronaves, exposição de aeromodelismo e de carros antigos, prestigiar atrações regionais e culturais e a apresentação da tradicional Banda de Música da Base Aérea de Belém.
Os visitantes também poderão contar com a presença de estandes institucionais e de ação social que irão atender às necessidades da população em vulnerabilidade social.
Serviço
Portões Abertos 2024
Dia: 24 de março
Horário: 9h às 16h
Local: Base Aérea de Belém - Av. Arthur Bernardes, 4614 - Val-de-Cães
Ingresso: evento gratuito
Para concorrer a sorteios de brindes, os visitantes podem doar 1 kg de alimento não perecível.
Fonte: OLiberal