O governador Helder Barbalho e o ministro da Educação, Camilo Santana, participam, nesta quinta-feira (21), no Hangar Centro de Convenções, da cerimônia de lançamento regional do programa Pé-de-Meia. O evento marca a adesão do Pará à iniciativa federal.
A solenidade também contará com a participação do Secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, e estudantes beneficiados pelo programa. O Programa Pé-de-Meia tem por finalidade coordenar, gerir e executar o incentivo financeiro-educacional, na modalidade poupança. O Programa é destinado à permanência e à conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público, e oferece incentivos relacionados a matrícula, frequência, conclusão escolar e à participação em exames educacionais nacionais e subnacionais.
Os incentivos para permanência estudantil no ensino médio são voltados para estudantes pobres de famílias inscritas no CadÚnico, cadastro federal usado para programas sociais, como o Bolsa Família. O governo estima que 2,5 milhões de estudantes sejam atingidos.
A faixa etária compreendida é de 14 a 24 anos, que estejam no ensino médio, inclusive os estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Estudantes cadastrados como família unipessoal no Bolsa Família não terão o direito.
O Pé-de-Meia prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, que pode ser sacado em qualquer momento, além dos depósitos de mil reais ao final de cada ano concluído. Estes últimos, porém, só poderão ser retirados da poupança após a conclusão do ano letivo.
PARA ENTENDERVALORES ANUAIS POR INCENTIVO DO PROGRAMA
CRONOGRAMA
Data de pagamento – Mês nascimento do estudante
Fonte: MEC (Ministério da Educação e Cultura/Diário do Pará/DOL