O município de Castanhal, região nordeste do estado, registrou dois casos graves de dengue nas últimas 24 horas. É o que aponta o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), nas redes social da prefeitura, nesta quarta-feira (20).
De acordo com o boletim foram notificados 528 casos de dengue, 249 estão em análise, 26 foram negativos, 148 casos positivos e 02 casos são graves. O coordenador da Vigilância em Saúde, Herlly Eleres, informou que a Sesma está acompanhando de perto os casos leves e graves de dengue.
“Os casos graves são de uma mulher adulta e um homem idoso, mas eles estão sendo monitorados de perto por nossas equipes, assim como os casos leves. Essa pessoas são moradoras dos bairros do Jaderlândia e Cariri”, disse o coordenador.
Segundo Herlly Eleres a prefeitura iniciou, no mês de fevereiro, um mutirão de limpeza de resíduos que possam ser o meio dos criadores, além de um trabalho de orientação com panfletagem nas unidades de saúde.
“Mas só a prefeitura não será capaz de reduzir a proliferação da dengue, nós precisamos do apoio da população. Infelizmente as pessoas acham que tudo deve fica na mão do poder público, sendo que os cuidados com a limpeza de quintais, por exemplo é do próprio morador da casa”, alertou Herlly Eleres, que disse ainda. “Nós mudamos a política das ações. Acompanhamos as pessoas que estão com os sinais e sintomas característicos da dengue e com isso conseguimos mapear para realizar um trabalho na sua região e reduzir os casos”, esclareceu Herlly.
Sobre a doença
É uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).
Sintomas
O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.
Fonte: Patrícia Baía/OLiberal