Próximo do lançamento do programa “Capacita COP 30”, as inscrições já alcançaram 12 mil inscritos nos cursos técnicos oferecidos pela plataforma. O programa do governo do Pará é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), e quer garantir qualificação profissional para a mão de obra paraense que vai atuar, em novembro de 2025, no maior evento mundial sobre mudanças climáticas.
O titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Victor Dias, reforça a importância de investir na capacitação e dar oportunidades para quem quer se inserir no mercado de trabalho. Ao todo, serão 12 mil vagas em mais de 67 cursos.
“É um projeto que foi desenvolvido para ser integrador, aperfeiçoar e qualificar profissionalmente, ainda mais, os nossos prestadores de serviços, sejam profissionais, sejam para aqueles que iniciantes que queiram ingressar para essas oportunidades que vão surgir”, explicou o secretário.
A iniciativa busca estimular a economia do Pará, implementando estratégias para o fomento dos setores turístico e econômico, com a geração de emprego e renda, além de preparar a capital paraense para atender às demandas da COP 30.
A oferta de curso está distribuída em quatro eixos: turismo, hospitalidade e lazer; produção alimentícia; infraestrutura; e segurança. Os cursos técnicos serão realizados em quatro polos: Região Metropolitana de Belém, Santarém, Salinópolis e Arquipélago do Marajó.
Para o coordenador do programa, Andrey Rabelo, o investimento irá transformar a cadeia produtiva, econômica e turística do Pará.
“O programa vem como uma resposta do Governo do Estado ratificando que a COP 30 acontecerá, sim, em Belém, e que não só a capital, mas os nossos principais polos turísticos estarão prontos para receber com qualidade todos os turistas do mundo que vierem para o nosso estado conhecer a floresta amazônica. Nosso papel enquanto secretaria que tem o maior número de ofertas e vagas nos cursos, mas que também está na gestão desse grandioso programa, é de realizar uma transformação em toda essa cadeia econômica através da qualificação, deixando um grande legado, não só para a COP 30, mas transformar o Pará em um dos principais roteiros turísticos”, ressaltou o gestor.
O público-alvo do programa é pessoas a partir dos 17 anos de idade que estejam (ou não) no mercado de trabalho. A aula inaugural dos cursos ofertados pela Sectet será realizada no dia 22 de abril.
A demanda é gratuita e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Secretaria Estratégica de Articulação (Seac), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e mais de 20 parceiros, dentre eles, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Associação Comercial do Pará (ACP), Sindicato de Guias de Turismo do Estado do Pará (SINGTUR), Serviço Social da Indústria (SESI), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Brasileira de Agência Viagens do Pará (ABAV/PA), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH).
Cronograma – Nos dias 8, 9 e 10 de abril iniciaram as aulas dos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Serviço – Como participar do programa:
Passo 1: Faça a sua pré-inscrição pelo site capacitacop30.pa.gov.br
Passo 2: O aluno receberá uma confirmação da pré-inscrição no seu e-mail
Passo 3: Confirmação de matrícula: o aluno deverá apresentar a sua pré-inscrição e documentos (RG, CPF, comprovante de residência, cartão de inscrição, autodeclaração profissional – se for o caso) na unidade ofertante do curso, conforme o cronograma
Fonte: Diário do Pará