Levantamento da Associação Brasileira para Conscientização dos Perigos da Eletricidade mostra que o Pará ficou entre os Estados que mais registraram mortes por choques elétricos no ano passado: dos 49 casos registrados, 45 foram fatais, colocando o Estado no 4º lugar do ranking nacional, atrás apenas dos Estados da Bahia (61), Rio Grande do Sul (52) e São Paulo (49).
EROBRASIL
O empreendimento para extração e produção de minério de cobre da EroBrasil, em Tucumã, no Sul do Pará, recebeu a licença de operação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A previsão da mineradora é de começar a operar no segundo semestre deste ano. Serão 12 anos de operação em Tucumã. A fase de construção está quase concluída e emprega mais de 1,7 mil pessoas. O investimento de instalação foi superior a US$ 305 milhões (R$ 1,5 bilhão) que aqueceram a economia da cidade, da região e do estado. A expectativa é de que mais empregos sejam gerados durante a operação.
VEXAME
Com a saúde debilitada e tendo que encarar o vexame de ver negado o aluguel da sede campestre da Assembleia Paraense para um evento político devido à forte reação contrária de associados, Jair Bolsonaro foi obrigado a cancelar sua vinda ao Pará, marcada para essa semana. A direção do clube se viu obrigada a desfazer o contrato, devolvendo o valor pago aos organizadores. O motivo oficial do cancelamento, segundo apoiadores, seria o estado de saúde de Bolsonaro, que sofreu um mal-estar em Manaus nos últimos dias e precisou ser internado, necessitando de repouso. A nova data de uma eventual vinda ao Pará não foi definida.
DESCASO
A gestão precária da rede municipal de ensino em Ananindeua vem colocando em risco a vida de alunos, professores e servidores. Mais um princípio de incêndio ocorreu numa escola municipal da cidade na sexta-feira, desta vez atingindo a Emef Eduarda Teixeira, localizada no centro de Ananindeua. Servidores apontaram sobrecarga elétrica. O problema é comum a todas as escolas recém reformadas que, ao que tudo indica, não está prevendo adequação elétrica das unidades escolares, tornando o trabalho extremamente arriscado para servidores e para as crianças que assistem às aulas.
BIOECONOMIA
O programa Start-UP Pará ajuda a desenvolver a Bioeconomia no Estado através de projetos como a ParaOil, que promove a melhoria de insumos para cosméticos naturais. Esse mercado está cada vez mais interessado no consumo de produtos da Amazônia, porém que sejam verdadeiramente funcionais, com garantia de procedência, certificação e que tragam benefícios às comunidades locais. O projeto promove a padronização de certificação vegana e orgânica dos produtos para atendimento de mercados conscientes. A bioindústria funciona no município do Acará. O programa Start-UP Pará é coordenado pela SECTET (Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica).
COVID
Um estudo prospectivo sobre a Covid-19, realizado entre abril de 2020 e maio de 2023 nas UTI’ s Pediátricas da Santa Casa do Pará, PSM Mário Pinotti e Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém, ganhou destaque na revista Nature, uma das mais importantes publicações científicas do mundo. Foram avaliados 266 pacientes, desde o ingresso nas unidades até a alta médica ou o óbito. Pela quantidade de pacientes pediátricos em estado crítico, o estudo é de fundamental importância para o entendimento sobre aspectos desconhecidos da doença.
LINHA DIRETA
Os Ministros das Cidades, Jader Filho, e da Casa Civil, Rui Costa; participam na quarta-feira pela manhã, no Palácio do Planalto, da cerimônia de divulgação dos novos resultados do PAC Seleções – Abastecimento de Água Rural, Renovação de Frota, Prevenção de Encostas, Urbanização de Favelas e Regularização Fundiária. O Evento contará com a presença do presidente Lula.
A segunda edição da Semana Nacional do Registro Civil, o “Registre-se!” ocorre de 13 a 17 de maio. A população socialmente vulnerável terá amplo acesso à emissão de documentação civil e à oferta de ações de cidadania em todo o país. No Poder Judiciário do Pará, a ação é coordenada pela Corregedoria-Geral de Justiça.
Em 2024, o foco da Semana “Registre-se!” será a população em cumprimento de medidas de segurança, situação manicomial, carcerária e egressos do cárcere, bem como a população indígena e quilombola, sem prejuízo do atendimento aos demais segmentos da população socialmente vulnerável.
A Agência-Barco da Caixa Econômica está na região do Marajó e Limoeiro do Ajuru recebe os atendimentos hoje com desbloqueio de cartões e cadastro de senhas para recebimento de benefícios sociais como FGTS, Seguro Desemprego, Bolsa Família e INSS, entre outras operações. Amanhã e quarta-feira será a vez de Oeiras do Pará. Na quinta e sexta-feira os moradores de Curralinho receberão o serviço.
Fonte: Diário do Pará